segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Primeira partida decidida nos pênaltis na Inglaterra

A Watney Cup, um torneio de curta duração que foi disputado entre 1970 e 1973, presenciou, logo na sua primeira edição, uma disputa de pênaltis para apurar o time classificado para ir à final.

 

E tal acontecimento se deu em Boothferry Park, quando o Manchester United visitou o Hull City, pelas semifinais do torneio, e, após a prorrogação, foram necessários os pênaltis para se descobrir o finalista, fato, até então, inédito na Inglaterra.

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Bobby Charlton em ação contra Malcolm Lord durante a partida em Boothferry Park (PA)

A primeira partida decidida nos pênaltis na Inglaterra aconteceu nas semifinais da Watney Cup entre Hull City e Manchester United.

 

Após 120 minutos a partida permaneceu empatada em 1 a 1, com o United ganhando a disputa de penalidades por 4 a 3.

 

A primeira cobrança coube a George Best, que converteu a sua penalidade, bem como fizeram os cinco batedores seguintes (Brian Kidd e Bobby Charlton pelo United e Terry Neill, Ian Butler e Ken Houghton pelo City).

 

George Best, portanto, foi o primeiro jogador a converter um pênalti na disputa de penalidades na Inglaterra.

 

2. Ian McKechnie, autor da primeira defesa de pênalti numa disputa de penalidades na Inglaterra (PA)

Dennis Law foi o primeiro a desperdiçar, com a sua cobrança sendo defendida pelo goleiro do Hull, e ex Arsenal, Ian McKechnie que, desta maneira se tornou o primeiro goleiro a defender um pênalti nesta modalidade de disputa na Inglaterra.

 

Contudo, Ken Wagstaff desperdiçou a cobrança subsequente e a chance de colocar os Tigers à frente na disputa, azar que que não teve Willie Morgan, que converteu a sua cobrança e deu a vantagem por 4 a 3.

 

O Hull City, tendo a oportunidade de empatar a disputa e levar para as cobranças alternadas, acabou desperdiçando a sua última cobrança, executa pelo goleiro McKechnie, que chutou a sua cobrança por cima da trave.

 

O United acabou pavimentando a sua caminhada até a final (a primeira das quatro edições da Watney Cup), onde os Red Devils seriam derrotados pro 4 a 1 pelos Rams no Baseball Ground no que seria a primeira conquista da carreira do lendário treinador Brian Clough.

 

3. George Best, autor do primeiro gol de pênalti na modalidade de disputa de penalidades na Inglaterra (Getty Images)

Ficha técnica da partida:

 

Hull City 1 (Chris Chilton) Manchester United 1 (Dennis Law)

 

Semifinais da Watney Cup

Local: Boothferry Park

Data: 5 de agosto de 1970

Público: 34.007

 

Hull City: Ian McKechnie, Don Beardsley, Roger Devries, Billy Wilkinson, Terry Neill, Chris Simpkin, Malcolm Lord, Ken Houghton, Chris Chilton (Stuart Pearson), Ken Wagstaff, Ian Butler.

 

Manchester United: Alex Stepney, Paul Edwards, Tony Dunne, Pat Crerand, Ian Ure, David Sadler, Willie Morgan, Dennis Law, Bobby Charlton, Brian Kidd, George Best. *

 

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

 

4. Detalhe da capa oficial do programa da partida entre os Tigers e os Red Devils (Pinterest)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia