sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Primeiro clube britânico a conquistar a Inter-Cities Fairs Cup

Após a derrota para o Dynamo Zagreb em 1967, o Leeds United voltou à final da Inter-Cities Fairs Cup no ano seguinte contra um time, mais uma vez, do Leste Europeu, o húngaro Ferencváros, mas desta vez os Peacocks conquistaram o troféu da competição e fizeram história pela Inglaterra!

 

Maiores detalhes logo abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Time do Leeds com o troféu recém-conquistado na Hungria (Pinterest)

A décima edição da Inter-Cities Fairs Cup foi a primeira em que o troféu veio para o Reino Unido quando o Leeds United derrotou o Ferencváros, da Hungria, superando o trauma da derrota na final do ano anterior para o Dynamo Zagreb, quando o clube do Yorkshire perdeu por 2 a 0 no placar agregado (2 a 0 para os iugoslavos fora de casa e empate sem gols em Elland Road).

 

Na primeira partida da final contra os húngaros, disputada em Elland Road em 7 de agosto, os Peacocks venceram por 1 a 0, gol de Mick Jones aos 41 minutos de jogo.

 

No jogo da volta, no Népstadion em 11 de setembro, o Leeds segurou-se bravamente e, com o empate sem gols, sagrou-se campeão do torneio e trouxe o troféu para Elland Road.

 

2. Mick Jones, camisa escura, marcando o gol do Leeds no jogo (Pinterest)

Com a conquista o Leeds, além de ser o primeiro clube britânico a conquistar a competição, também foi o primeiro time britânico a conquistar um troféu europeu sem perder nenhuma partida da campanha.

 

O caminho do Leeds United até a final foi a seguinte (adversários e placares agregados): Spora Luxembourg por 16 a 0 (9 a 0 fora e 7 a 0 em casa), Partizan por 3 a 2 (2 a 1 fora e 1 a 1 em casa) e, na sequência, houve um verdadeiro campeonato escocês para os Peacoks chegarem à final, pois bateram o Hibernian por 2 a 1 (1 a 0 em casa e 1 a 1 fora), os Rangers por 2 a 0 (0 a 0 fora e 2 a 0 em casa) e o Dundee United, nas semifinais, por 2 a 1 (1 a 1 fora e 1 a 0 em casa).

 

O Ferencváros, por sua vez, bateu os seguintes adversários até a finalíssima: Argeș Pitești por 5 a 3 (1 a 3 fora e 4 a 0 em casa), Real Zaragoza por 4 a 2 (1 a 2 fora e 3 a 10 em casa), Liverpool por 1 a 0 (1 a 0 em casa e 1 a 0 fora), Athletic Club por 4 a 2 (2 a 1 em casa e 2 a 1 fora) e os italianos do Bologna, nas semifinais, por 5 a 4 (3 a 2 em casa e 2 a 2 em casa).

 

3. Pôster do time do time do Ferencváros (Pinterest)

Ficha técnica da segunda partida da final:

 

Ferencváros 0 Leeds United 0

 

Segunda partida da final da Inter-Cities Fairs Cup

Local: Népstadion

Data: 11 de setembro de 1968

Público: 76.000

 

Ferencváros: István Géczi, Dezső Novák (capitão), Miklós Páncsics, Sándor Havasi, István Juhász, Lajos Szűcs, István Szőke (János Karába), Zoltán Varga, Flórián Albert, Gyula Rákosi, Sándor Katona.

 

Leeds United: Gary Sprake, Paul Reaney, Terry Cooper, Billy Bremner (capitão), Jack Charlton, Norman Hunter, Michael O'Grady, Peter Lorimer, Paul Madeley, Mick Jones, Terry Hibbitt (Mick Bates). *

 

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

 

4. Capa do programa oficial da partida (eBay)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia