quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Blues neste dia

1912: Falecimento Henry Augustus “Gus” Mears, fundador do Chelsea;

 

1995: Erland Johnsen e Craig Burley conseguem uma marca indesejável; e

 

1996: Jody Morris entra para a história dos Blues.

 

1. Henry Augustus “Gus” Mears (Pinterest)

Domingo, 4 de fevereiro de 1912

 

Henry Augustus “Gus” Mears, o fundador do Chelsea Football Club, falece e é enterrado no Brompton Cemetery, próximo à Stamford Bridge.

 

Nascido em 1873, tendo como pais Joseph e Charlotte Mears, o home de negócios da Era Eduardiana adquiriu os campos de Stamford Bridge em 1896, em conjunto com o seu irmão Joseph e, mais tarde, a área adjacente ao local com o intuito de construir um estádio para partidas de “alto rendimento” embora Londres ainda não tivesse clubes na First Division.

 

Entretanto, ele não foi capaz de convencer Henry Norris, presidente do Fulham, a trocar Craven Cottage pelo novo campo e chegou a considerar a venda do terreno para a Great Western Railway, que havia prospectado o local como uma mina de carvão em potencial.

 

Ele mudou de ideia no outono de 1904. Ele estava passeando com o seu Scottish terrier quando o seu cachorro mordeu Frederick Parker, que tentava convencer Mears a dar continuidade ao seu projeto futebolístico.

 

Parker gargalhou e Mears disse: “Você conseguiu suportar bem esta mordida! Encontre-me aqui amanhã às nove e nós teremos muito o que fazer”.

 

A criação do Chelsea foi o resultado deste encontro.

 

Parker se tornou o secretário financeiro temporário do novo clube, manobrou para colocar o time dentro da Football League, recrutou o primeiro capitão e o primeiro time, editou os primeiros programas oficiais de partidas, estabeleceu um plano de negócios e batizou o nome dos Blues.

 

Relatos dão conta de que Parker se referia a si mesmo como o “padrinho” dos Blues.

 

2. Erland Johnsen (Shaun Botterill/ALLSOPRT/Getty Images)

Sábado, 4 de fevereiro de 1995

 

Erland Johnsen e Craig Burley se tornaram a quinta dupla do Chelsea a marcar gols contra na mesma partida.

 

Os jogadores dos Blues ficaram com o rosto vermelho de vergonha contra o Coventry City em Highfield Road e o par foi crucial, mas contra as próprias redes, no empate por 2 a 2.

 

Mark Stein e John Spencer marcaram, no lado certo, para os visitantes.

 

3. Craig Burley (Professional Sport/Popperfoto/Getty Images)

Domingo, 4 de fevereiro de 1996

 

Jody Morris se tornou o mais jovem jogador do Chelsea a jogar pela Premier League quando ele fez sua estreia pelos Blues contra o Middlesbrough aos 17 anos e 43 dias.

 

O jovem meio-campista ajudou o seu time na goleada por 5 a 0 em Stamford Bridge, gols de Gavin Peacock (3), John Spencer e Paul Furlong.

 

Ben Sahar assegurou a posição de segundo mais jovem quando ele fez a sua primeira aparição pelo Chelsea, também numa partida caseira, na vitória sobre o Wigan Athletic por 4 a 0, em 13 de janeiro de 2007, gols de Frank Lampard, Arjen Robben e Didier Drogba, além de Chris Kirkland contra as próprias redes.

 

Josh McEachran (17 anos e 207 dias) ocupa a terceira colocação quando entrou em campo na derrota contra o Manchester City, por 1 a 0, em 25 de setembro de 2010, no City of Manchester Stadium. *

 

* Chelsea On This Day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Mike Donovan ©.

 

4. Jody Morris (Clive Brunskill/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia