terça-feira, 9 de março de 2021

Único jogador a marcar um hat-trick numa final de Copa do Mundo

Embora até hoje pairem dúvidas sobre se um dos seus gols ultrapassou ou não a linha do gol, o fato é que Geoff Hurst permanece como o único homem a marcar um hat-trick numa final de Copa do Mundo.

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Times perfilados antes do início da partida em Wembley (Popperfoto/Getty Images)

Tendo batido os “animais” da Argentina no decorrer da competição, o time de Alf Ramsey se preparava para encarar o seu velho inimigo Alemanha Ocidental na final em Wembley.

 

Dispondo os seus homens num 4-4-2, o English Team jogou sem pontas naquela decisão e os donos da casa acabaram saindo atrás no placar quando Helmut Haller, aos 12 minutos, abriu a contagem para os visitantes germânicos.

 

Aos 18 minutos, Bobby Moore, o capitão da Inglaterra sofreu uma falta, que ele mesmo cobrou para encontrar Geoff Hurst livre para um belo cabeceio que venceu Hans Tilkowski, goleiro da Alemanha Ocidental.

 

A partida foi empatada para o intervalo, mas aos 77 minutos a Inglaterra conseguiu a sua virada: Alan Ball cobrou um escanteio pela direita e encontrou Hurst desmarcado. O chute do atacante desviou num defensor adversário e se ofereceu a Martin Peters que não titubeou e foi às redes.

 

Parecia que a Inglaterra iria sagra-se campeã no tempo normal, mas a Alemanha Ocidental empatou o jogo através de Wolfang Weber já praticamente nos estertores do confronto.

 

2. Martin Peters em ação durante a partida contra os germânicos (Rolls Press/Popperfoto/Getty Images)

No primeiro tempo da prorrogação a Inglaterra retomou a liderança com um gol que, até hoje, deixa os germânicos irritados: “aquele homem novamente”, Alan Ball deu um belo passe para Hurst que, rapidamente, chutou a bola fortemente com o seu pé direito perdendo, inclusive, o seu equilíbrio no lance.

 

A bola venceu Tikolwski, bateu na parte superior da trave e quicou no chão antes de ser cabeceada para escanteio por Weber.

 

Roger Hunt, que estava muito próximo do lance e da meta defendida pela Alemanha Ocidental, imediatamente ergue os braços e começou a celebrar o gol, mas os teutônicos irromperam numa discussão, alegando que abola não havia ultrapassado a linha do gol.

 

Gottfried Denst, o árbitro suíço, dirigiu0-se até o assistente de linha, do Azerbaijão, Tofik Bakhramov, que afirmou que a bola havia, sim, cruzado a linha, portanto 3 a 2 para a Inglaterra.

 

Os jogadores da Alemanha Ocidental começaram a argumentar e, algumas vezes, pressionar o árbitro de linha, que falava russo, turco e azeri, mas não alemão.

 

3. Geoff Hurst chutando para marcar o seu terceiro gol na partida (Mirrorpix/Getty Images)

Nos anos seguintes, tanto o árbitro, quanto o seu assistente de linha, quando inquiridos, continuaram insistindo que sua tomada de decisão foi a correta.

 

Faltando poucos segundo para o término da decisão, Bobby Moore fez um lançamento para Geoff Husrt, que corria em direção ao gol dos oponentes enquanto torcedores corriam dentro do gramado em comemoração, já.

 

Mais tarde Hurst comentaria que ele simplesmente havia chutado tão forte quando ele conseguiu, simplesmente para ganhar tempo, mas o fato é que a bola pegou um fantástico efeito que não deu chances de defesa a Tilkowski.

 

Kenneth Wolstenholme, que estava comentando o jogo para a BBC, narrou: “Algumas pessoas já estão no gramado. Eles pensam que já está tudo acabado”, e então Husrt marcou, “agora, sim. É o quarto gol!”.

 

Não houve tempo para um novo reinício de partida e a Sua Majestade, a Rainha presenteou Bobby Moore com a Jules Rimet.

 

4. Alf Ramsey, o treinador, que foi o principal artífice do time vencedor da Inglaterra, recebendo a taça das mãos do capitão Bobby Moore (Mirrorpix/Getty Images)

Ficha técnica da partida:

 

Inglaterra 4 (Geoff Hurst-3, Martin Peters) Alemanha Ocidental 2 (Helmut Haller, Wolfgang Weber)

 

Final de Copa do Mundo

Local: Wembley Stadium

Data: 30 de julho de 1966

Público: 96.924

 

Inglaterra: Gordon Banks, Jack Charlton, George Cohen, Bobby Moore (capitão), Ray Wilson, Alan Ball, Martin Peters, Nobby Stiles, Bobby Charlton, Roger Hunt, Geoff Hurst.

 

Alemanha Ocidental: Hans Tilkowski, Franz Beckenbauer, Horst-Dieter Höttges, Karl Heinz Schnellinger, Willi Schulz, Wolfgang Weber, Wolfgang Overath, Lothar Emmerich, Helmut Haller, Sigi Held, Uwe Seeler (capitão). *

 

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

 

5. Frente e verso da medalha recebida pelo lateral Ray Wilson, do Everton e do English Team, por ocasião da conquista da Copa do Mundo (Popperfoto/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia