terça-feira, 13 de abril de 2021

Saints neste dia

1996: Vitória sobre o Manchester United no infame jogo das “camisas cinzas”; e

 

2003: Classificação para a final da FA Cup após derrotar o Watford no Villa Park.

 

1. Ken Monkou e Matthew Le Tissier comemorando o gol que abriu o placar (Getty Images)

Sábado, 13 de abril de 1996

 

O infame jogo das “camisas cinzas” quando o ameaçado pelo rebaixamento Southampton estraçalhou o praticamente campeão Manchester United.

 

Os líderes da Premiership não souberam o que os atingiu quando Ken Monkou abriu o placar para o time da casa aos 11 minutos de partida e Neil Shipperley dobrou a vantagem 12 minutos mais tarde.

 

Matthew Le Tissier, extraordinariamente, marcou o seu primeiro gol na temporada quando faltavam dois minutos para o intervalo, aproveitando um vacilo de Peter Schmeichel que soltou a bola nos seus pés, deixando o gol livre para o atacante completar para o fundo das redes.

 

2. Neil Shipperley marcando o seu gol na partida (Getty Images)

A partida, contudo, é muito melhor lembrada pelo fato de o United ter trocado o seu uniforme no intervalo: saiu o uniforme cinza que foi o utilizado no primeiro tempo e voltou com um listrado em azul e branco para a segunda etapa.

 

Alex Ferguson alegou depois que os jogadores não conseguiam se enxergar direito usando aquelas cores.

 

Esta pareceu uma desculpa esfarrapada após o seu time ser claramente sobrepujado dentro de campo.

 

3. Matthew Le Tissier chutando para marcar o seu gol na partida (Getty Images)

 Domingo, 13 de abril de 2003

 

Os Saints avançaram para sua primeira final de FA Cup após 27 anos ao bater o Watford por 2 a 1.

 

Ambas torcidas tiveram que peregrinar até o norte do país, onde está localizado o Villa Park em vez de até o norte de Londres, que faria mais sentido para todos os envolvidos com o jogo. De todo modo foi uma tarde inesquecível para os torcedores dos Saints.

 

Antes do apito inicial as duas equipes já sabiam que estavam, além de disputando uma vaga para final da competição, quem fosse o vencedor já estaria, automaticamente, classificado para uma vaga na Uefa Cup, pois o Arsenal havia batido o Sheffield United na outra semifinal.

 

Aos Gunners já estava garantido um lugar na próxima Champions League, portanto, uma vaga em competições europeias já estava em disputa hoje, entre os Saints e os Hornets, bem como uma reserva para a final em Cardiff.

 

4. Capa do programa oficial da partida entre os Saints e os Hornets (eBay)

Os Saints abriram o placar quando faltavam três minutos para o intervalo, quando Chris Marsden cruzou da ponta esquerda para Brett Ormerod completar de cabeça e marcar o seu primeiro gol desde outubro.

 

Quando faltavam 12 minutos para o término do confronto a bola rasteira, passada por Ormerod da esquerda em direção a James Beattie foi desviada contra as próprias redes do Watford pelo defensor Paul Robinson.

 

Ainda houve tempo para mais emoção quando Marcus Gayle diminuiu a desvantagem para os Hornets quando faltavam três minutos para o fim da partida, mas os homens de Gordon Strachan se mantiveram firmes para garantir a vitória - e uma vaga europeia. *

 

* Saints on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Graham Hiley.

 

5. Chris Marsden é cumprimentado por Gordon Strachan após marcar o seu gol na partida (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia