terça-feira, 4 de maio de 2021

Saints neste dia

1929: A celebração pelo quarto lugar obtido na Second Division, até então a melhor colocação dos Saints na Liga, é ofuscada pelo incêndio que destruiu a East Stand;

 

1982: Emocionante empate, num jogo de dez gols, com o Coventry City;

 

1991: O já rebaixado Derby County goleia os Saints de Chris Nicholl; e

 

2008: Os Saints escapam do rebaixamento da Championsip num jogo de proporções épicas no St Mary’s Stadium.

 

1. Fogo que consumiu a East Stand em 1929 (Popperfoto/Getty Images)

Sábado, 4 de maio de 1929

 

Os Saints batem o Swindon Town por 3 a 0 no The Dell e asseguram a quarta colocação na Second Division. Neste tempo a melhor colocação do clube na Liga.

 

Isto deveria ser um momento inesquecível a alegrar os presentes no estádio, mas horas após o apito final, a East Stand desabou em virtude do incêndio que a atingiu.

 

Como um arrepiante precursor do incêndio de Bradford, parece que um torcedor deixou uma ponta de cigarro cair através de uma fenda do chão de madeira e esta caiu numa pilha de lixo de combustão lenta antes de finalmente alcançar a luz.

 

Por sorte o campo já estava vazio e trancado quando o incêndio atingiu grandes proporções, diferente do caso de Bradford quando 56 torcedores morreram, não houve vítimas.

 

Em poucos minutos a arquibancada de 31 metros que comportava 1.800 lugares tinha sido destruída pelas chamas, mas os bombeiros não só conseguiram evitar que o fogo se espalhasse para o resto do estádio, como também não permitiram que este se alastrasse para as casas próximas ao campo.

 

O clube precisou pegar emprestado £10.000 para reconstruir a arquibancada.

 

2. Capa do programa oficial da partida entre os Saints e os Sky Blues (Pinterest)

Terça-feira, 4 de maio de 1982

 

Pareceu mais uma partida de basquetebol do que futebol, quando os Saints e o Coventry empataram em emocionantes 5 a 5 no The Dell.

 

Os gols saíram com tamanha profusão que Danny Wallace, ponta dos Saints, celebremente saiu de campo pensando que os Saints haviam perdido o jogo por 5 a 4.

 

Os Sky Blues abriram o placar, antes de Kevin Keegan igualar o jogo pela primeira vez.

 

O Coventry retomou sua vantagem, mas Keith Cassels igualou as coisas novamente.

 

Os visitantes abriram dois gols de vantagem, antes de Alan Ball, Cassels e Keegan virarem o jogo para os anfitriões, porém os Sky Blues retomaram a igualdade nos momentos finais da partida.

 

3. Keith Cassels (Bob Thomas/Getty Images)

Sábado, 4 de maio de 1991

 

O jogo que efetivamente determinou a demissão de Chris Nicholl.

 

O Derby County já estava rebaixado com o então recorde de baixa pontuação para uma equipe rebaixada, mas uma tarde sem brilho dos Saints resultou num massacre de 6 a 2 para os Rams no Baseball Ground.

 

Paul Williams, futuro zagueiro central dos Saints, jogou adiantado e marcou um improvável hat-trick.

 

Matthew Le Tissier e Rod Wallace marcaram pelo Southampton numa tarde miserável da equipe.

 

4. Card de Chris Nicholl (eBay)

Domingo, 4 de maio de 2008

 

Os Saints de alguma maneira se mantiveram seguros na Championship graças à nervosa partida de rodada final da temporada, uma vitória de 3 a 2 sobre o Sheffield United.

 

Os homens de Nigel Pearson tinham que ganhar e torcer para que o Leicester não obtivesse o máximo de pontos em disputa contra o quase promovido Stoke City.

 

Ocorre que os Saints iriam encarar os Blades que ainda tinham uma chance de conseguir uma vaga nos play-offs.

 

A derrota significaria o rebaixamento certo e os 31.957 torcedores ficaram em silêncio profundo quando Stephen Quinn colocou os visitantes à frente após 23 minutos de jogo.

 

Entretanto, o St Mary’s foi abaixo três minutos antes do intervalo, quando Marek Saganowski cabeceou para o seu primeiro gol pelos Saints desde setembro.

 

Stern John virou o jogo para os Saints aos 53 minutos, mas Jon Stead retomou a igualdade 13 minutos depois.

 

Entretanto, John restaurou a liderança dois minutos depois, mas foi expulso dez minutos mais tarde por causa de um segundo cartão amarelo por falta ríspida no adversário – o primeiro foi obtido porque ele tirou a camisa na comemoração do seu gol.

 

Os dez homens de Pearson se fecharam na defesa bravamente no que foi um jogo tenso até o seu apito final.

 

Mas como o Leicester somente conseguiu um empate sem gols no seu jogo, os torcedores, ao saber do resultado final dos Foxes, invadiram o gramado em emocionante celebração pela sobrevivência. *

 

* Saints on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Graham Hiley.  

 

5. Marek Saganowski (Tom Dulat/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia