terça-feira, 13 de julho de 2021

Leeds United – A pior contratação da história

Contratado a peso de ouro e com status de supestar, Tomas Brolin deixou Elland Road pelas portas do fundo após o término do seu contrato e de uma relação conturbada com os seus empregadores no que foi, provavelmente, a pior contratação da história do Leeds United.

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Tomas Brolin segurando a bandeira sueca na sua apresentação em Elland Road em 17 de novembro de 1995 (Allsport UK/Getty Images)


Quando o Leeds United contratou o sueco Tomas Brolin em 17 de novembro de 1995, os torcedores dos Peacocks acreditavam que o clube estava adquirindo um dos melhores jogadores do mundo.

 

Mas o que eles viram acontecer com o jogador pelo qual o clube pagou £4,5 milhões, o valor recorde pago pelo Leeds por um jogador na época, contudo, foi, provavelmente, a pior contratação da história de Elland Road.

 

Ele é um jogador de classe mundial e acredito que Brolin se provará uma excelente aquisição para o clube”, declarou o treinador Howard Wilkinson, enquanto o próprio Brolin complementou o raciocínio do seu novo treinador com as seguintes palavras: “Acredito que eu possa ajudar o Leeds a conquistar o troféu da Liga novamente”.

 

Brolin havia se destacado muito no Parma e na Suécia, impressionando especialmente por suas soberbas performances na campanha que conduziu os suecos ao terceiro lugar na Copa do Mundo de 1994.

 

Após marcar alguns poucos gols pelo Leeds ele rapidamente se desentendeu com Wilkinson acerca do papel que deveria desempenhar no time, cujo auge da insatisfação se deu quando ele foi sacado do time que disputou a final da League Cup de 1996 contra o Aston Villa.

 

2. Tomas Brolin trocando cumprimentos com Bill Fotherby, diretor de futebol, à direita, e com Howard Wilkinson, treinador do time antes da coletiva de imprensa em Elland Road (Allsport UK/Getty Images)


Após se atrasar na reapresentação para os treinamentos para a temporada seguinte, Brolin foi multado e despachado, por empréstimo, para o FC Zurich.

 

Ele se recusou a retornar a Elland Road após o término do seu empréstimo, fato que enfureceu George Graham, o novo treinador do Leeds.

 

O que veio seguir foi uma série de empréstimos fracassados, multas por atrasos constantes em treinos, seguidas declarações polêmicas, à imprensa, contra os seus empregadores e uma rápida e crescente falta perda de forma física, quando se percebeu que ele passou a engordar.

 

Finalmente o seu contrato chegou ao fim e sua carreira praticamente acabou com ele sendo visto bufando e respirando ofegantemente nas suas poucas partidas em Selhurst Park pelo Crystal Palace. *

 

* Leeds United Miscellany: Elland Road Trivia, History, Facts & Stats - Joe Mewis.

 

3. Tomas Brolin em ação durante a partida contra o Manchester United em Elland Road, disputada em 24 de dezembro de 1995. Os Peacocks venceram o jogo de Premier League por 3 a 1 (Clive Brunskill/Allsport/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia