domingo, 4 de julho de 2021

O único jogador de futebol da Grã Bretanha a ganhar um Oscar

Neil Paterson, nascido em 1915, formou-se em jornalismo e jogou amadoramente por times escoceses como o Buckie Thistle, Leith Athletic e Dundee United, onde chegou, inclusive, a capitanear os Arabs.

 

Após a Segunda Guerra Mundial ele começou a ser premiado pela sua carreira literária, sendo que o ápice desta trajetória aconteceu em 4 de abril de 1960, no RKO Pantages Theatre, quando ele recebeu uma estatueta do Oscar pelo Melhor Roteiro Adaptado para o filme Almas em Leilão (tradução brasileira).

 

Caso único na história do futebol britânico.

 

Maiores detalhes logo abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Card de Neil Paterson (DC Thomson)

James Edmund Neil Paterson nasceu em Greenock, Renfrewshire, no Dia de Ano Novo de 1915, filho de um advogado.

 

Após estudar na Edinburgh University se tornou um subeditor da revista feminina da DC Thomson-Leng Publications, em Dundee, e passou a escrever histórias românticas.

 

Jogou futebol pelo Buckie Thistle e pelo Leith Athletic antes de se juntar ao Dundee United como futebolista amador e, na temporada 1936-37, se tornou capitão do time (além de marcar nove gols em 26 aparições de Liga pelo clube).

 

Peterson demonstrava pouco interesse pelo futebol, vendo o esporte mais como um hobby, tanto que acabou retornando ao jornalismo ao término daquela temporada.

 

Após a Segunda Guerra Mundial ele começou a ser premiado pelas suas publicações.

 

2. Recorte de jornal de 1935 com Paterson, penúltimo jogador sentado, da esquerda para a direita, nos tempos de Leith Athletic (DC Thomson)

Em 1948 ele escreveu o romance The China Run: A Biografia de uma Bisavó, que foi escolhido como o Livro do Ano por Somerset Maughan numa eleição promovida pelo jornal New York Times.

 

Em 1950 ele publicou Eis a Tua Filha, que se tornou um bestseller numa dúzia de idiomas.

 

Um conto que ele escreveu, chamado O Acordo Escocês, se transformou num filme intitulado Os Sequestradores (em 1953).

 

Naquele ano ele também escreveu “Homem na Corda Bamba”, um suspense político em que Paterson acabou escrevendo o roteiro.

 

3. Neil Paterson em sua residência (SNS Group)

Neil ganhou um Oscar pelo Melhor Roteiro Adaptado por sua adaptação do romance de John Braine, sobre um jovem contador ambicioso, Joe Lampton (Laurence Harvey), para o filme Room at the Top, realizado em janeiro de 1959 (“Almas em Leilão”, na tradução brasileira, ou “Um Lugar na Alta Roda”, na tradução portuguesa).

 

Pouco tempo depois Paterson se aposentou e dedicou o resto dos seus dias a jogar golfe, pescar salmão e sentar-se no conselho diretor de diversas instituições dedicadas à arte como o British Film Institute, a National Film School e o Arts Council of Great Britain, além de, eventualmente, atuar como consultor da Grampian Television.

 

Paterson faleceu em Crieff, em 19 de abril de 1995, aos 79 anos. *

 

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley.

 

4. Cartaz do filme Room at the Top (e-Bay)

Tradução: Sandro Pontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia