sexta-feira, 2 de julho de 2021

Primeira invasão de campo para celebrar um gol

Começo de março de 1961, Black Cats e Spurs disputam uma vaga para as semifinais da FA Cup em Roker Park e os visitantes estão vencendo pelo placar mínimo quando, já no segundo tempo, Willy McPheat empata para os anfitriões!

 

O que se seguiu após o gol foi indescritível, pois milhares de torcedores invadiram o campo para comemorar e paralisaram a partida por alguns minutos, fato, até então, inédito nos gramados ingleses (invasões para celebrações)!

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Willy McPheat, praticamente em cima da linha, na marcação do seu gol contra os Spurs (PA Images)

 

Na campanha do Double os Spurs estavam empatando, com o Sunderland, no Roker Park, pelas quartas de final da FA Cup.

 

Willy McPheat empatou para os Black Cats, cancelando a vantagem inicial dos visitantes, obtida por Cliff Jones, na segunda etapa da partida e, cerca de 3.000 dos 61.326 espectadores invadiram o campo para celebrar o gol dos anfitriões, paralisando o jogo por uns sete minutos.

 

O acontecimento, coberto pela BBC, foi de tal originalidade que o comentarista da rádio, Alan Weekes, o descreveu como “um testemunho da grande paixão e entusiasmo dos torcedores do nordeste da Inglaterra com o futebol”.

 

2. Torcedores do Sunderland invadindo o campo após o gol de Mcpheat (Shutterstock)

Infelizmente, para o Sunderland, o replay, em White Hart Lane, foi ganho pelo Tottenham Hotspur por 5 a 0, diante de 64.797 torcedores.

 

Obviamente que os campos ingleses já haviam sido invadidos antes desta partida entre os Black Cats e os Spurs, mas geralmente por frustração ou fúria ou, ainda, após o apito final do jogo.

 

Por exemplo, em 24 de janeiro de 1925, durante uma partida de Second Division entre Derby County e Wolverhampton Wanderers, disputada no Baseball Ground, a torcida local invadiu o gramado e um jogador dos Wolves foi agredido antes dos seguranças e dos policiais conseguirem restaurar a ordem.

 

3. Willy McPheat (Barratts/PA Images/Getty Images)

Ficha técnica da partida:

 

Sunderland 1 (Willy McPheat) Tottenham Hotspur 1 (Cliff Jones)

 

Quartas de final da FA Cup

Local: Roker Park

Data: 4 de março de 1961

Público: 61.326

 

Sunderland: Peter Wakeham, Colin Nelson, Len Ashurst, Stan Anderson, Charlie Hurley, Jim McNab, Harry Hooper, Amby Fogarty, Ian Lawther, Willy McPheat, John Dillon.

 

Tottenham Hotspur: Bill Brown, Maurice Norman, Dave Mackay, Peter Baker, Ron Henry, Danny Blanchflower, Terry Dyson, Les Allen, Bobby Smith, Cliff Jones, John White. *

 

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley.

 

4. Capa do programa oficial da partida (Site Spurs Collectables)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia