segunda-feira, 19 de julho de 2021

Sheffield United – O hat-trick singular de Kabba

Steve Kabba, na temporada 2002-03 marcou gols por Crystal Palace, Grimsby Town e Sheffield United uma façanha que, com as mudanças nas regras de transferências de atletas pela FIFA, não voltará a se repetir.


Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Steve Kabba (Professional Sport/Popperfoto/Getty Images)

Steve Kabba alcançou uma rara distinção em 2002-03 quando marcou gols pelo Sheffield United, Crystal Palace e Grimsby Town na mesma temporada.

 

Ele iniciou a temporada em Selhurst Park, marcando pelos Eagles na vitória sobre o Preston North End, em Deepdale, em 10 de agosto, mas foi emprestado ao Grimsby Town ainda no fim daquele mês.

 

Kabba marcou logo na sua estreia, um jogo caseiro contra o Coventry City em 14 de setembro. A este gol se seguiram mais cinco: Ipswich Town (2), derrotado por 3 a 0 em Blundell Park, Wolverhampton Wanderers (1), que bateu os Mariners por 4 a 1 em Molineux e Burnley (2), num jogo caseiro vencido pelos anfitriões por 6 a 5.

 

O segundo jogo de Kabba pelo Grimsby Town foi contra os Blades em Bramall Lane e apesar do seu time sair derrotado por 2 a 1, ele teve uma bela atuação pelos visitantes, o que despertou a tenção do treinador Neil Warnock.

 

O clube de Blundell Park pretendia transformar o contrato temporário num definitivo, mas não foi capaz de competir com o poderio ofensivo dos Blades. Inclusive um jornal local iniciou uma campanha para tentar convencer Steve a permanecer nos Mariners.

 

2. Steve Kabba comemorando um gol pelos Eagles (Mike Hewitt/Getty Images)

Diversos cartazes foram pintados com as palavras “Fique Steve” e os torcedores pediram autorização para levá-las às arquibancadas no dia do jogo. 


E os cartazes serviram para motivá-lo na vitória por 6 a 5 sobre o Burnley em Blundell Park, pois quando marcou os seus dois gols ele comemorou com os torcedores que estavam próximos com os cartazes.

 

Entretanto, aquele foi o último jogo dele pelo clube de Blundell Park, pois quando se iniciou novembro ele deixou o time, mas, em vez de retornar aos Eagles, o seu destino foi Bramall Lane quando os Blades pagaram £250.000 pelos seus serviços.

 

Kabba marcou logo na sua estreia, na vitória por 5 a 0 sobre o Bradford City fora de casa em 23 de novembro.

 

Ao gol feito pelo clube de Londres e aos seis pelo Grimsby Town foram adicionados 11 que ele marcou pelos Blades ao longo de 32 aparições pelo time de Bramall Lane.

 

Duas disputas de semifinais de copas (derrotas para Liverpool e Arsenal nas semifinais da League Cup e da FA Cup, respectivamente) e um play-off final – derrota para os Wolves por 3 a 0 em Wembley - encerraram uma grande temporada de Kabba pelos Blades.

 

3. Steve Kabba em ação pelo Grimsby Town (Adam Davy/EMPICS/Getty Images)

Problemas físicos e seguidos empréstimos marcaram os últimos anos da carreira de Kabba após a sua saída do United.

 

Ele se juntou ao Watford em janeiro de 2007 num acordo que rendeu aos Blades o dobro do que havia pago pelo jogador numa transação cercada de controvérsia, quando ele, enquanto as negociações se desenrolavam, não entrou em campo no jogo de Premier League que colocou frente a frente os Hornets e o United.

 

Uma cláusula contratual o impediu de entrar em campo contra o seu ex time que, como o Watford, brigava contra o rebaixamento. Este acordo era contrário às regras da competição, mas nenhuma medida foi tomada, antes ou após o jogo, e o Sheffield United venceu o jogo por 1 a 0.

 

De todo modo ambos os times terminariam entre os três rebaixados.

 

A façanha de Kabba, de marcar três gols por times diferentes numa mesma temporada, muito provavelmente, não será igualada, pois a FIFA alterou as suas regras de transferência, proibindo mais de duas transferências numa mesma temporada.

 

* The Sheffield United Miscellany - Darren Phillips.

 

4. Steve Kabba, calção 14, é celebrado por seus companheiros após marcar o único gol da partida das Quartas de Final da FA Cup entre o Sheffield United e o Leeds United. Os Blades venceram a partida, disputada em Bramall Lane em 9 de março de 2003, por 1 a 0 (Alex Livesey/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia