segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Última partida disputada pelos Busby Babes

Três semanas após a vitória sobre o Red Star Belgrade, em Old Trafford, na primeira partida das quartas de final da European Cup, o United jogou a partida da volta em Belgrado e empatou por 3 a 3, se classificando para as semifinais do torneio.

 

Infelizmente esta foi a última partida dos Busby Babes, pois um acidente aéreo fatal em Munique na madrugada de 6 de fevereiro ceifou a vida de alguns jogadores e abreviou a carreira de outros.

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Time do United momentos antes do apito inicial da partida em Belgrado (esquerda para a direita): Duncan Edwards, Eddie Coleman, Mark Jones, Ken Morgans, Bobby Charlton, Dennis Viollet, Tommy Taylor, Bill Foulkes, Harry Gregg, Albert Scanlon e Roger Byrne (Popperfoto/Getty Images)

Em 14 de janeiro de 1958 o Manchester United bateu o Red Star Belgrade por 2 a 1 em Old Trafford pela primeira partida das quartas de final da European Cup.

 

O United, então, pegou um avião para levar o seu time para a segunda partida, disputada em solo, na época iugoslavo, um jogo que os Red Devils empataram por 3 a 3 (dois gols de Bobby Charlton e um de Dennis Violett), embora tenham aberto uma confortável vantagem de 3 a 0 no primeiro tempo.

 

O voo 609 da Bristish Airways, que partiu do aeroporto de Zemun, em Belgrado, decolou com uma hora de atraso porque Johnny Berry, atacante do United, havia perdido o seu passaporte.

 

A aeronave não tinha um tanque de combustível com autonomia suficiente para permitir o percurso direto até Manchester, então teve que pousar em Munique, na Alemanha Ocidental, a 1:15 da manhã, para reabastecer o avião para completar o restante do trajeto.

 

Após o reabastecimento da aeronave, o piloto recebeu autorização para decolar, mas acabou abordando esta tentativa por causa de um barulho estranho que ele ouviu da sua cabine. Uma segunda tentativa de decolagem foi abortada e os jogadores foram orientados a desembarcar.

 

2. Bobby Charlton, segundo à esquerda, chutando a bola para um dos seus dois gols em Belgrado contra o Red Star Belgrade (Bob Thomas/Popperfoto/Getty Images)

Com uma neve ininterrupta, e mais forte, caindo na noite de Munique parecia que os passageiros teriam que passar o restante da madrugada na cidade alemã. Tanto que Duncan Edwards enviou um telegrama à sua namorada avisando que só retornaria à casa no dia seguinte: “Todos voos cancelados. Voarei amanhã. Duncan.

 

Entretanto, 15 minutos depois, os passageiros foram chamados para embarcarem na nave novamente. Neste momento a pista do aeroporto de Munique-Reim estava coberta de lama e neve parcialmente derretida.

 

Às 3:03, os capitães James Thain e Kenneth Rayment tentaram uma terceira decolagem. Alguns jogadores do United, que estavam no clube desde as categorias de base, desta vez, acabaram indo para os bancos de trás do avião, próximos a Albert Scanlon (ele foi o único sobrevivente dos que estavam sentados no local, embora com graves lesões e acabou deixando o United em 1960, desapontado com a maneira pelo tratamento que o clube lhe dispensou, falecendo em 22 de dezembro de 2009).

 

O avião não alcançou velocidade suficiente para uma decolagem bem-sucedida e derrapou na pista, chocando-se numa cerca, na cabeceira da pista, e também atingindo uma casa, uma árvore e um casebre de madeira que estavam próximos à pista.

 

Faleceram 23 dos 44 passageiros da aeronave, incluindo oito integrantes do time dos Red Devils: Geoff Bent, 25 anos; Roger Byrne, capitão do time, dois dias depois do seu aniversário de 29 anos; Eddie Colman, 21 anos, o mais jovem entre os falecidos; Duncan Edwards, falecido no hospital, em 21 de fevereiro de 1958, aos 21 anos; Mark Jones, 24 anos; David Pegg, 22 anos; Tommy Taylor, 26 anos; e Billy Whelan, 22 anos.

 

3. Bobby Charlton marcando o seu segundo gol no jogo (Popperfoto/Getty Images)

Nove jogadores sobreviveram, mas dois deles, Johnny Berry (falecido em 16 de setembro de 1994) e Jackie Blanchflower (falecido em 2 de setembro de 1998), irmão de Danny, jogador do Tottenham Hotspur, em decorrência dos ferimentos, nunca mais jogaram novamente.

 

Também faleceram Walter Crickmer, diretor do clube, Tom Curry, primeiro assistente de treinador do clube, e Bert Whalley, outro assistente técnico. Matt Busby sofreu sérias lesões, mas foi o único membro da comissão técnica a sobreviver.

 

Oito dos nove jornalistas no voo também estavam entre as vítimas fatais: Alf Clarke (Manchester Evening News Chronicle), Donny Davies (Manchester Guardian), que também tinha sido jogador de críquete pelo Lancashire, George Follows (Daily Herald), Tom Jackson (Manchester Evening News), Archie Ledbrooke (Daily Mirror), Henry Rose (Daily Express), Eric Thompson (Daily Mail) e, a caminho do hospital, Frank Swift (News of the World), também ex goleiro do Manchester City, aos 44 anos.

 

O programa oficial para a próxima partida caseira do United (contra o Sheffield Wednesday em 19 de fevereiro de 1958 pela Quinta Rodada da FA Cup) não continham os nomes dos jogadores, apenas onze espaços em branco.

 

4. Vladimir Beara, goleiro do Red Star Belgrade, afastando uma bola cruzada pelo ataque do United (Popperfoto/Getty Images)

A causa do acidente foi a lama na pista, embora as autoridades aeroportuárias da Alemanha Ocidental acusaram o capitão Thain (o capitão Rayment morreu de hemorragia cerebral, em decorrência das lesões do acidente, três semanas depois) e ele só seria absolvido, após extensa investigação técnica, pelo governo britânico em 1969.

 

Ele faleceu em 6 de agosto de 1975, de ataque cardíaco, aos 54 anos, um homem quebrado psicologicamente.

 

Documentos oficiais tornados públicos em 2007 mostraram que, enquanto as autoridades inglesas privadamente apoiaram o capitão Thain desde o começo, elas não exerceram muita pressão pública para evitar embaraços com as autoridades alemãs ocidentais, pois ainda se vivia uma atmosfera turbulenta pós-guerra.

 

Harry Gregg, goleiro do United e um dos sobreviventes, mais tarde declararia que o piloto “Jim Thain foi um bom homem e injustamente crucificado”.

 

5. Ingresso da partida (Popperfoto/Getty Images)

Ficha técnica da partida:

 

Red Star Belgrade 3 (Bora Kostić-2, Lazar Tasić) Manchester United 3 (Bobby Charlton-2, Dennis Viollet)

 

European Cup

Local: JNA Stadion

Data: 5 de fevereiro de 1958

Público: 52.000

 

Red Star Belgrade: Vladimir Beara, Miljan Zeković, Novak Tomić, Ranko Borozan, Lazar Tasić, Ljubiša Spajić, Dragoslav Šekularac, Vladimir Popović, Bora Kostić, Jovan Cokić, Rajko Mitić.

 

Manchester United: Harry Gregg, Roger Byrne, Bill Foulkes, Mark Jones, Eddie Colman, Duncan Edwards, Kenny Morgans, Albert Scanlon, Bobby Charlton, Tommy Taylor, Dennis Viollet. *

 

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley.

 

6. O capitão James Thain concede uma coletiva de imprensa no Savoy Hotel, em Londres, após o governo britânico o declará-lo inocente pelo acidente em Munique, em 10 de junho de 1969 (Wesley/Keystone/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

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