quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Única fase final de Copa do Mundo com as quatro seleções britânicas

A sexta Copa do Mundo, disputada entre 8 e 29 de junho de 1958 na Suécia, foi a única edição do torneio a contar com as quatro seleções britânicas fato, que até o presente momento, não voltou a se repetir.

 

Em território escandinavo duas seleções tiveram campanhas bem-sucedidas, dado o seu poderio, enquanto as duas mais fortes tiveram performances decepcionantes.

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. O goleiro Harry Gregg em ação durante a derrota da Irlanda do Norte, pelo Grupo 1 da Copa do Mundo, frente à Argentina (DPA/Picture Alliance/Getty Images)

A sexta Copa do Mundo foi a única na qual Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales se classificaram para a fase final da competição, que foi disputada na Suécia.

 

A Inglaterra liderou um grupo que incluía a República da Irlanda e a Dinamarca, enquanto Escócia e Irlanda do Norte também lideraram os seus respectivos grupos qualificatórios para o torneio.

 

Já o País de Gales garantiu a sua viagem para a Escandinávia após bater Israel nos playoffs, o que ocorreu após a Alemanha Oriental desistir da disputa com os israelenses.

 

Na trajetória para a Suécia, Jack Mudie se tornou o primeiro jogador escocês a marcar um hat-trick em jogos pela Copa do Mundo (que inclui as eliminatórias), quando ele foi às redes três vezes na vitória da Escócia sobre a Espanha por 4 a 2 em 8 de maio de 1957.

 

2. Maryan Wiesnieski observa a bola por ele chutada ser defendida pelo goleiro escocês Bill Brown durante a derrota dos escoceses por 2 a 1, pelo Grupo 2, no Eyravallen stadium (DPA/Picture Alliance/Getty Images)

 

Em território sueco a Irlanda do Norte, que caiu no Grupo 1, acabou se classificando sem segundo lugar, atrás apenas da Alemanha Ocidental, após vencer o jogo-desempate com a Tchecoeslováquia por 2 a 1.

 

A campanha dos norte-irlandeses no seu grupo foi a seguinte: vitórias sobre a Tchecoeslováquia (1 a 0 e 2 a 1 no desempate), derrota por 3 a 1 para a Argentina e empate por 2 a 2 contra a Alemanha Ocidental.

 

Menos sorte tiveram os escoceses, que tiveram França, Paraguai e Iugoslávia no Grupo 2, empatando por 1 a 1 com os iugoslavos e sendo derrotados por paraguaios e franceses, por 3 a 1 e 2 a 1, respectivamente, terminando, desta maneira, na última colocação do seu grupo.

 

O País de Gales, sorteado para compor o Grupo 3, também precisou duma partida desempate frente à Hungria, derrotada por 2 a 1 pelos galeses, que só ficaram atrás dos anfitriões.

 

3. Ivor Allchurch, à direita, chutando para marcar o gol galês durante o empate por 1 a 1 com a Hungria, pelo Grupo 3, no Jernvallen Stadium (DPA/Picture Alliance/Getty Images)


Na sua campanha o País de Gales confrontou duas vezes os húngaros (1 a 1 e vitória por 2 a 1 no jogo-desempate), a Suécia, que empatou sem gols os galeses e o México, em confronto eu também terminou empatado (1 a 1).

 

Por fim a Inglaterra teve que encara os adversários do Grupo 4, o mais equilibrado do torneio, com União Soviética, Áustria e Brasil.

 

E o English Team ficou pelo caminho na chave onde brasileiros e soviéticos, após jogo-desempate contra os próprios ingleses, vencido por 1 a 0, se classificaram, após empates por 2 a 2 com a União Soviética, 0 a 0 com o Brasil e um novo 2 a 2, desta vez com a Áustria.

 

E aventura britânica encerrou-se nas quartas de final com o País de Gales sendo derrotado por 1 a 0 pelo Brasil enquanto a Irlanda do Norte sofreu um duro revés, por 4 a 0, para a França. *

 

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley.

 

4. Lev Yashin afastando a bola do alcance do atacante inglês Derek Kevan durante a vitória soviética por 1 a 0 no jogo-desempate para apurar o segundo classificado do Grupo 4, no Nya Ullevi Stadium (DPA/Picture Alliance/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia