quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Primeira final de FA Cup na qual foi cantada “Fique Comigo”

Em abril de 1927 Wembley recebeu a final da FA Cup entre o Cardiff City e o Arsenal, onde os galeses se sagraram campeões, a primeira e única vez em que um clube de fora da Inglaterra levantou o troféu.

 

Também foi a primeira vez em que foi cantado o hino da FA Cup (Abide with me - Fique comigo em tradução livre) e ainda o trágico destino do herói dos Bluebirds na final.

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Cartão postal com o time dos Bluebirds campeão da FA Cup de 1927. Em pé (da esquerda para a direita): Thirlaway, F. Stewart, Jimmy Nelson, Len Davies, Tom Farquharson, Tom Sloan, Tom Watson e Ernie Curtis. Sentados (da esquerda para a direita): Billy Hardy, Hughie Ferguson, Fred Keenor, (capitão), Sam Irving, Parry e George McLachlan (Bob Thomas/Popperfoto/Getty Images)

A final da FA Cup de 1927 foi presenciada por 91.206 espectadores, com o Arsenal, de Herbert Chapman e sob a liderança de Charles Buchan, sendo considerado o franco favorito para conquistar o torneio contra os modestos Bluebirds.

 

Os Gunners começaram a sua campanha na competição com uma vitória por 3 a 2 sobre o Sheffield United em Bramall Lane (foram os Blades quem haviam batido o Cardiff City na final de dois anos antes).

 

O agora tradicional hino da final do torneio “fique comigo”, foi cantando pela primeira vez em 1927. Composto pelo Reverendo Henry Francis Lyte em 1847, ele faleceu apenas dois meses após a sua conclusão.

 

T.P. Ratcliff e a Banda dos Guardas de Granada lideraram a primeira execução pública do hino, cantando-o para o público presente no estádio da finalíssima.

 

A final de 1926 havia sido retransmitida nos salões públicos de Manchester e de Bolton, mas esta seria a primeira vez em que uma partida seria transmitida, via rádio, pela BBC, estrelando o diretor do Arsenal (e futuro treinador) George Allison e Derek McCulloch (que mais tarde se tornaria um personagem infantil chamado Uncle Mac) como comentaristas.

 

Ernie Curtis, jovem atacante de 19 anos dos Bluebirds, se tornou o primeiro adolescente a jogar uma final de FA Cup.

 

2. Charles Buchan e Fred Keenor, capitães dos seus times, trocam cumprimentos antes do apito inicial (Popperfoto/Getty Images)

Aos 74 minutos Dan Lewis, o goleiro galês do Arsenal, parecia ter defendido o chute de Hughie Ferguson, atacante escocês do Cardiff, quando caiu no gramado para encaixar a bola, mas, para seu desespero, ela escapou por entre os seus braços e entrou na meta dos Gunners.

 

O jogo, então, transcorreu sem maiores emoções até o apito final da surpreendente vitória galesa. Lewis ficou tão desconsolado que arremessou longe a sua medalha de vice-campeão.

 

Bob John, seu companheiro de time, encontrou a medalha e a devolveu a Lewis com as seguintes palavras “Deixa pra lá, você terá uma nova chance!”.

 

Infelizmente isto não aconteceria e quando o Arsenal retornou a Wembley três anos depois, Lewis falhou num teste físico e foi substituído por Charlie Preedy.

 

A trajetória dos Gunners, até a final, além da vitória sobre os Blades, foram batidos o Port Vale (2 a 2 no Old Recreation Ground e 1 a 0, no replay, em Highbury), o Liverpool (2 a 0 em Highbury), o Wolverhampton Wanderers (2 a 1 em Highbury) e o Southampton (2 a 1 em Stamford Bridge).

 

Já os Bluebirds bateram, na sequência, o Aston Villa (2 a 1 no Ninian Park), o Darlington (2 a 0 em Feethams), o Bolton Wanderers (2 a 0 em Burnden Park), Chelsea (0 a 0 em Stamford Bridge e 3 a 2, no replay, em Ninian Park) e o Reading (3 a 0 em Molineux).

 

3. Dan Lewis tentando, desesperadamente, pegar a bola que escapou pelos seus braços no que seria o gol do título dos Bluebirds (Bob Thomas/Popperfoto/Getty Images)


Outros primeiros e somentes nesta partida: primeira aparição do Arsenal em Wembley e única vez em que a FA Cup foi conquistada por um time de fora da Inglaterra.

 

Trágica despedida

 

Hughie Ferguson, marcador do gol do título dos Bluebirds, retornou à Escócia em 1929 após quatro anos em Ninian Park.

 

Ele foi contratado pelo Dundee, mas foi incapaz de replicar o seu desempenho em que Hughie marcou 284 gols em dez anos de Motherwell e mais 77 tentos pelo Cardiff City.

 

Então ele acabou se tornando o alvo preferencial das vaias e foi sacado do time titular após marcar apenas dois gols em 17 partidas pelo novo clube.

 

Em 9 de janeiro de 1930 ele cometeu suicídio, aos 31 anos, deixando esposa e duas crianças.

 

4. Alguns jogadores do Cardiff City com o troféu recém-conquistado nos vestiários. Esquerda para a direita: Hughie Ferguson, Tom Sloan, Fred Keenor (coma taça), Ernie Curtis, George McLachlan e Tom Watson ( S&G/PA Images/Getty Images)

Ficha técnica da partida:

 

Cardiff City 1 (Hughie Ferguson) Arsenal 0

 

Final da FA Cup

Local: Wembley Stadium

Data: 23 de abril de 1927

Público: 91.206


5. Disco que capturou a execução de Abide with me - Fique Comigo - na decisão em Wembley (Discogs)


Cardiff City: Tom Farquharson, Jimmy Nelson, Tom Watson, Fred Keenor (capitão), Tom Sloan, Billy Hardy, Ernie Curtis, Sam Irving, Hughie Ferguson, Len Davies, George McLachlan.

 

Arsenal: Dan Lewis, Tom Parker, Andy Kennedy, Alf Baker, Jack Butler, Bob John, Joe Hulme, Charles Buchan (capitão), Jimmy Brain, Billy Blyth, Syd Hoar. *

 

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley.

 

6. Capa do programa oficial da partida (eBay)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia