sexta-feira, 28 de junho de 2019

Paul McStay – Celtic



Série Grandes Jogadores
 

Um dos grandes jogadores a envergar a camisa do Celtic nos anos 1980s e grande parte dos 1990s (até uma grave lesão no tornozelo o obrigar encerrar sua carreira) foi Paul McStay.


Um jogador refinado, com excelente visão de jogo e passes precisos para os companheiros o que acabou lhe valendo o apelido de Maestro.


Conheçam mais um pouco sobre ele ao ler o texto abaixo.


Boa leitura.


1. Paul McStay (Alamy Stock Photo)


Paul McStay foi um dos mais consistentes e excepcionais jogadores do Celtic nos anos 1980s 1990s. Sua criatividade e imaginação com a bola nos pés ficou evidente desde a sua estreia aos 17 anos em 1982 até quando ele foi obrigado a se aposentar em virtude de uma séria lesão no tornozelo.

Bem como a sua propensão de por a bola nas redes com estilo, uma habilidade que ele dividia com Kenny Dalglish, um dos seus predecessores no Celtic, ele igualmente encantou os seus companheiros de time ao trabalhar assiduamente para criar chances de gols para eles.

Seu papel no time era o de usar suas refinadas habilidades para proporcionar belas jogadas para seus companheiros, mas na temporada de 1987-88, a do centenário do clube, quando todos no Celtic sentiram a necessidade de vencer a Liga para comemorara fundação do clube, McStay foi um dos mais consistentes jogadores da campanha tal como foram Roy Aitken e Paul Grant.

2. Paul McStay segurando dois cartazes anunciando a sua autobiografia “O Maestro” (The Sun)

Para aqueles que foram pegos de surpresa pela atitude destemida de McStay quando o clube ganhou aquele Double da Liga e da Scottish Cup, subestimaram a determinação que havia por baixo da superfície daquele homem dócil e geralmente reservado.

Embora fosse um jogador discreto, o posicionamento, a constante movimentação e a inteligência de McStay eram muito apreciadas pelos seus colegas de time, especialmente quando os tempos se tornaram mais duros para o Celtic, pois os vibrantes anos 1980s acabaram e os difíceis anos 1990s avançavam.

“Ele tinha visão de jogo, marcava gols, encorajava os companheiros. Ele fazia as coisas parecerem muito fáceis. ” Danny McGrain sobre Paul McStay

3. Paul McStay com a camisa da Escócia (Pinterest)

Ficha técnica:

Paul Michael Lyons McStay

Nascimento: 22 de outubro de 1964 em Hamilton, Escócia

Aparições pelo Celtic: 677

Gols pelo Celtic: 72
Aparições pela Seleção da Escócia: 76
Aparições pela Seleção da Escócia: 9*

* When Football Was Football: Celtic, a nostalgic look at a century of the club - Graham McColl ©.

4. Card de Paul McStay (Sportsworld Card)

 Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia