quarta-feira, 17 de julho de 2019

Andy Goram – Rangers


Série Grandes Jogadores

Andy Goram foi considerado o melhor goleiro de todos os tempos a vestir a camisa dos Light Blues ainda em 2001, além de ter uma predileção especial por jogar estupendamente bem contra o velho rival de Old Firm.

Relembrem um pouco da trajetória dele pelos Gers ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Andy Goram (Getty Images)

Houve poucos discordantes em 2011 quando Andy Goram foi votado o melhor goleiro de todos os tempos da história dos Rangers.

O goleiro nascido em Bury foi o alicerce do time dos Light Blues, ajudando o time a conquistar os nove títulos em sequência (ele foi o goleiro titular nos seis últimos títulos da conquista dos Gers) e, além disso, todas partidas que fez contra o Celtic, velhor rival de Old Firm, contaram com exibições exuberantes.

Goram não foi o mais alto ou mais atléticos dos futebolistas, mas tinha um enorme senso de posicionamento embaixo das traves e suas defesas de chutes de curta distância eram excelentes. Na época em que ele saiu de Ibrox era simplesmente chamado de “goleiraço”.

Goram se juntou ao Oldham Athletic ainda adolescente e permaneceu lá por sete anos, ganhando a primeira das suas 43 convocações para a Seleção da Escócia antes de se mudar para o norte da fronteira em direção aos Hibs.

Enquanto esteve em Easter Road ele se tornou um jogador de dois esportes, representando a Escócia no futebol e no cricket.

2. Andy Goram em ação durante um dos muitos Old Firms que ele disputou (Mirror Scotland)

Walter Smith trouxe o goleiro para Ibrox em junho de 1991 como o sucessor de Chris Woods. Este foi, talvez o melhor milhão de libras, que ele já gastou.

Goram disputou muitos jogos brilhantes pelos Rangers, mas talvez a segunda partida da Segunda Rodada da Champions League contra o Leeds United em Elland Road foi a melhor de todas, quando os Rangers ganharam por 2 a 1 (4 a 2 no placar agregado).

Nos últimos tempos em Ibrox ele sofreu com seguidas lesões no joelho, mas ainda ganhou três títulos de Scottish Cup e outros três de League Cup para somarem-se aos seus seis títulos de Liga conquistados antes de partir no fim da temporada de 1998.

A favor de Goram conta que, até hoje, ele ainda é reconhecido como “o goleiraço”!

3. Andy Goram apresentando os novos uniformes dos Rangers (Alamy Stock Photo)

Ficha técnica:

Andrew Lewis Goram

Nascimento: 13 de abril de 1964 em Bury, Inglaterra

Período nos Rangers: 1991-1998

Aparições pelos Rangers: 258

Gols: 0

Aparições pela Seleção da Escócia: 43

Gols pela Seleção da Escócia: 0*

* When Football Was Football: Rangers, a nostalgic look at a century of the club - Ronnie Esplin ©.

4. Andy Goram celebrando o empate em 0 a 0 da Escócia com a Holanda na Euro 96 (Getty Images)


Tradução: Sandro Pontes

Um comentário:

Wolves neste dia