sexta-feira, 5 de julho de 2019

Everton - A origem do distintivo e o seu simbolismo

Série Fatos e Curiosidades

Todos vocês já devem conhecer o distintivo que adorna a camisa do Everton: a torre, as coroas de louro, a frase em latim “Nil Satis Nisi Optimun”... agora é hora de nos aprofundarmos um pouco mais na origem dele!

Perguntas como: quem o criou o distintivo?... Qual o significado da frase em latim?... Que torre é esta que aparece e qual a sua ligação com os Toffees?... Estas perguntas serão respondidas logo abaixo.

Boa leitura.

1. A evolução da Torre do Príncipe Rupert ao longo dos anos até chegar ao formato atual no distintivo (Pinterest)

O distintivo do Everton traz uma torre rodeada por duas coroas de louro e o mote de clube em latim “Nil Satis Nisi Optimun” que significa “Nada faças se não o melhor”.

Enquanto o clube tem mais de um século de história, a história do distintivo não é tão velha quanto o seu dono.

De fato, o distintivo foi desenhado um pouco antes da Segunda Guerra Mundial por Theo Kelly, secretário do clube, que se tornaria treinador dos Toffees mais tarde.

2. Theo Kelly, o criador do distintivo dos Toffees (Love Everton Forum)

A verdade é que o distintivo foi criado por Kelly para adornar as gravatas do clube – ele não foi utilizado no uniforme do time até os anos 1980s.

A inclusão das coroas de louros foi bastante simples – elas simplesmente são um símbolo heráldico que representa os vencedores.

A torre, contudo, é mais especificamente ligada ao clube, pois ela é uma representação da Torre do Príncipe Rupert, uma espécie de reformatório – essencialmente uma pequena prisão – construída em 1787 e localizada na Netherfield Road, muito próxima de Goodison Park.

* The Everton Miscellany - Mark O’Brien ©

3. A Torre do Príncipe Rupert (Alamy Stock Photo)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia