quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Billy Wright – Wolverhampton Wanderers


Hoje é dia de conhecer um pouco da história do, talvez mais importante jogador da história dos Wolves, o fenomenal Billy Wright.

Tendo toda sua carreira passada no time de Molineux, ele também foi o primeiro jogador a atingir a marca de 100 convocações para uma seleção nacional.

Boa leitura.

1. Billy Wright (Pinterest)

Muito difícil de se acreditar agora que o melhor e mais famoso entre todos os jogadores do Wolverhampton Wanderers uma vez afastou-se de coração partido de Molineux.

O Major Frank Buckley tinha decidido que aquele garoto tímido e de cabelos loiros de Iron Bridge era pequeno demais para o futebol, mas felizmente ele foi persuadido a mudar de ideia, mandando um convite para retornar imediatamente e preparou o terreno para William Ambrose Wright jogar a “pequena quantidade” de 541 partidas pelo clube.

Wright, tendo superado uma ameaçadora lesão para sua carreira durante a guerra, na forma de um tornozelo quebrado, se mostrou promissor como atacante no período da guerra antes de ser posto na zaga central, papel que ele desempenhou por muitos anos.

E tanto foi o respeito que ele adquiriu nos Wolves que foi alçado à função de capitão no verão de 1947, após a aposentadoria de Stan Cullis.

Billy também foi jogador da seleção inglesa e, após levantar a taça da FA Cup em Wembley em 1949, ele pôs as suas mãos na taça da Liga cinco anos depois.

Ele tinha superado uma crise de forma física em 1951, mas depois disso estava destinado a não mais regredir. Billy ganhou mais dois títulos da Liga com os Wolves e as honras e os elogios continuaram a vir para ele em campos estrangeiros.

2. Billy Wright é carregado pelos companheiros após a vitória na final da FA Cup de 1949 sobre o Leicester (Getty Images)

Ele seguiu em viagem para disputar a Copa do Mundo de 1950 e também foi à fase final das Copas de 1954 e 1958, bem como subsequentemente se tornou o primeiro homem no mundo a ser convocado 100 vezes pelo seu país.

90 de suas 105 convocações foram ganhas no papel de capitão do time e o fato dele nunca ter sido advertido ou expulso é outra parte da lenda do maravilhoso embaixador o qual, Sir Jack Hayward descreveu como “o melhor e mais cavalheiro jogador da Inglaterra já visto”.

Billy foi aclamado Futebolista do ano em 1952, foi mudado para a posição de zagueiro no meio dos anos 50 e foi condecorado com o título de Companheiro de Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados ao futebol.

Após se tornar pai ele decidiu pendurar as chuteiras durante os treinos da pré-temporada em vez de arriscar qualquer perda significantes na qualidade das suas magnificas performances.

O sucesso lhe escapou nos quatro anos como treinador do Arsenal, mas ele deu o pontapé inicial na carreira de alguns excelentes jogadores por lá, até que foi convidado para a diretoria dos Wolves em seus anos finais de vida.

3. Billy Wright conduzindo a seleção inglesa no confronto contra a Escócia em 1959, este jogo é histórico, pois foi o da centésima convocação por uma seleção internacional (Getty Images)

Ficha técnica:

William Ambrose Wright

Nascimento: 6 de fevereiro de 1924 em Ironbridge, Shropshire, Inglaterra

Falecimento: 3 de setembro de 1994 em Londres, Inglaterra

 Carreira no Wolverhampton Wanderers: 1938-1959

Aparições pelo Wolverhampton Wanderers: 541

Gols: 16

Aparições pela Seleção da Inglaterra: 105

Gols pela Seleção da Inglaterra: 3*

* When Football Was Football: Wolves, a nostalgic look at a century of the club - David Instone ©.

4. Capa da revista Superstars com Billy Wright (Pinterest)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia