quarta-feira, 21 de agosto de 2019

George Kay– West Ham


George Kay, um dos marcantes jogadores dos Hammers nos anos 1920s, foi o primeiro jogador a ultrapassar a marcar de mais de 200 jogos de Liga pelo clube, além de capitanear o time até a final da FA Cup de 1923.

Após a aposentadoria ele se tornaria treinador, tendo alcançado grande sucesso no Southampton e depois no Liverpool, onde permaneceria por 15 anos.

Maiores detalhes acerca da trajetória de Kay no breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. George Kay (Pinterest)

Zagueiro central e capitão do time, George Kay teve uma bela carreira no West Ham, sendo o ápice desta trajetória a final da FA Cup em 1923.

O seu primeiro clube foi o Bolton Wanderers, pelo qual ele jogou três partidas de Liga na temporada 1910-11.

Durante a Primeira Guerra Mundial ele serviu na Artilharia Real de Garrison, antes de se juntar ao West Ham em 1919.

Ele fez sua estreia pelos Hammers numa partida contra o Barnsley, durante a primeira temporada de Football League do clube. George Kay se tornou capitão do time em 1922 e liderou a equipe à promoção à First Division e à final da FA Cup de 1923.

Kay foi o primeiro jogador dos Hammers a jogar mais de 200 jogos de Liga. Ao tempo da sua saída do West Ham, para o Stockport County em 1926, ele havia totalizado 259 aparições com a camisa do clube por todas as competições.

2. Time dos Hammers da temporada 1920-21. Jogadores em pé (esquerda para a direita): Percy Allen, Charlie Paynter, William Cope, Edward 'Ted' Hufton, George Kay, George Carter, Jack Tresadern. Sentados: Jim Simmons, Syd Bishop, Sisney Puddefoot, Alf Leafe, John Young, Frank Burton. (Colorsport)

Ele jogou apenas duas partidas de Liga pelo Stockport anates de se tronar treinador do Luton Town.

Após duas temporadas em Luton ele se transferiu para o Southampton em 1931. No Dell ele criou o primeiro time infantil e, depois de um certo tempo, jovens jogadores já estavam sendo inseridos no time principal dos Saints.

Ele renunciou ao cargo de treinador do Southampton em maio de 1936 para assumir o mesmo cargo no Liverpool.

Kay permaneceu 15 temporadas em Anfield, guiando os Reds ao título da First Division em 1947 e à final da FA Cup de 1950 (derrota para o Arsenal por 2 a 0).

No ano seguinte ele se aposentou em virtudes de problemas de saúde e, infelizmente, ele viria a falecer em abril de 1954.

3. George Kay e Joe Smith, capitães dos Hammers e Wanderers, respectivamente antes da final da FA Cup de 1923 (Getty Images)

Ficha técnica:

George Kay

Nascimento: 21 de setembro de 1891 em Manchester, Inglaterra

Falecimento: 18 de abril de 1954 em Liverpool, Inglaterra

Carreira no West Ham: 1919-1926

Aparições pelo West Ham: 259

Gols: 17 *

* The Claret & Blue Book of West Ham United: Hammers History, Trivia, History, Facts & Stats – John Northcutt ©.

4. Card de George Kay (Site They Fly So High)

Tradução: Sandro Pontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia