quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Coventry City – Japan Cup 1978


Série Fatos e Curiosidades

Os Sky Blues foram convidados, no fim da temporada 1977-78, para participar da edição inaugural da Japan Cup, que depois mudaria o seu nome para Kirin Cup, e chegaram até as semifinais da competição.

Antes de se passar ao texto cabe esclarecer o que é a Kirin Cup (texto retirado da Wikipedia):

“A Kirin Cup é um torneio anual de futebol organizado no Japão pela Kirin Brewery Company desde 1978, entre o final do mês de maio e o início de junho.

Tendo sempre como anfitrião a Seleção Japonesa de Futebol, o torneio inicialmente era uma competição mista entre clubes e seleções.

Após dois anos em que não foi realizada (1989 e 1990) e um ano de transição (1991), a Copa Kirin passou a ser disputada exclusivamente por seleções nacionais.”

Entre os times britânicos houve três campeões: Tottenham (1979, venceu o escocês Dundee United por 2 a 0), Middlesbrough (1980, venceu o Espanyol nos pênaltis após 1 a 1 no tempo normal) e Newcastle (1983, foi campeão ao empatar em 0 a 0 com o Botafogo por ter acumulado mais pontos nos jogos anteriores) e um vice-campeonato do Dundee United que, como já visto, foi derrotado pelos Spurs em 1979.

Feitos estes esclarecimentos, é hora de relembrar como foi a participação do Coventry City no torneio.

Boa leitura.

1. Time do Coventry City e Seleção do Japão posam para fotos antes do início da partida (Twitter Old Football Photos)

No encerramento da temporada 1977-78, os homens de Gordon Milne foram convidados para a disputa da Japan Cup – também conhecida como Kirin Cup - e, no espaço de seis dias, jogaram quatro jogos contra diferentes tipos de oponentes.

Havia dois grupos (A e B). O Grupo A era composto pelo Coventry City, Seleção do Japão, Seleção da Tailândia e os alemães do FC Cologne. O Grupo B foi formado pelos brasileiros da SE Palmeiras, um Combinado da Japan League, os alemães do Borussia Mönchengladbach e a Seleção da Coreia.   

Os Sky Blues começaram a sua campanha com uma vitória por 1 a 0 contra a Seleção do Japão em Tóquio, com Garry Thompson indo às redes neste confronto, em 21 de maio de 1978.

Dois dias depois houve um empate por 1 a 1 com os alemães do FC Cologne, gol dos Sky Blues tendo sido marcado por Ian Wallace.

2. Programa oficial da competição (eBay)

Um gol de Alan Green foi o suficiente para o time derrotar a Seleção da Tailândia, no dia 25 de maio. Este conjunto de resultados classificou os Sky Blues em primeiro lugar dos eu grupo, deixando o FC Cologne em segundo lugar (cinco pontos dos inglês contra quatro dos alemães).

No outro grupo se classificaram Borussia Mönchengladbach e SE Palmeiras em primeiro e segundo lugares, respectivamente. As semifinais do torneio era um cruzamento do primeiro colocado de um grupo com o segundo do outro, portanto, houve um confronto alemão de um lado e os Sky Blues encararam o time brasileiro na outra chave.

Os Sky Blues foram eliminados nas semifinais da competição ao serem batidos por 1 a 0 pela SE Palmeiras no dia 27 de maio. No confronto entre alemães, disputado no mesmo dia, se deu melhor Borussia Mönchengladbach.

Como não houve disputa pelo terceiro lugar, o Coventry ficou em terceiro lugar pela campanha obtida na fase anterior que foi melhor do que a dos alemães do FC Cologne. A decisão da competição terminou empatada em 1 a 1 com o Borussia Mönchengladbach e a SE Palmeiras sendo declarados campeões conjuntamente. *

* Coventry City Miscellany – Sky Blues Trivia, History, Facts& Stats - John Hendley ©.

3. Foto oficial do time do Coventry City tirada em 1º de janeiro de 1978: (quarta fileira, da esquerda para a direita): Graham Oakey, Brian Roberts, Les Sealey, Mick Coop, Jim Blyth, Ray Gooding, Barry Powell; (terceira fileira, da esquerda para a direita): Gary Gillespie, Garry Thompson, Donato Nardiello, Keith Osgood, Mick Ferguson, Jim Holton, Tommy Hutchinson, John Beck, George Dalton (fisioterapeuta); (segunda fileira, da esquerda para a direita) Alan Green, Bobby McDonald, Gordon Milne (treinador), Ron Wylie (assistente de treinador), Terry Yorath (capitão), Ian Wallace, Paul Dyson; (primeira fileira, da esquerda para a direita): Andy Blair, Paul Thompson, Gary Bannister, Jim Wilson, Valmore Thomas, Jim Hagan, Franl McGrellis (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia