quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Kenny Burns – Nottingham Forest


Kenny Burns foi um jogador escocês muito versátil, pois tanto atuava no ataque e meio de campo, como na defesa – ele atuava no meio de campo do Birmingham City quando Taylor convenceu Clough a contratá-lo para atuar na defesa do Forest em 1977 – e fez parte do time mágico dos Reds que conquistou muita coisa entre o fim dos anos 1970s e começo dos 1980s.

Hora de relembrar um pouco da trajetória Kenny Burns no Forest através da leitura do breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Kenny Burns em foto de 1978 (Getty Images)

A combinação genial e capacidade de gestão da dupla Clough-Taylor raramente foi melhor ilustrada, de forma convincente, do que no caso de Kenny Burns.

O arrogante escocês foi um dos mais brutos diamantes da Football League como atacante ou, ocasionalmente, meio campista do Birmingham City entre o começo e o meio dos anos 1970s.

Mas então Taylor convenceu Clough de que precisava de Burns no Forest – como companheiro no centro da defesa ao lado de Larry Lloyd.

Naquele momento o versátil Burns havia experimentado funções multidisciplinares, embora nunca tenha, até então, jogado na zaga central em sua vida e só tinha completado uma única e bem-sucedida campanha na elite como principal ponta de lança dos Blues, marcando 19 vezes em 36 aparições.

2. John Robertson e Kenny Burns desfilando com o troféu recém-conquistado em Munique (EMPICS)

Clough acreditou nas observações de Taylor e fez um investimento de £150.000 e Burns foi encaixado num formidável triângulo defensivo ao lado de Larry Lloyd e Peter Shilton e o Forest atingiu, literalmente, o ápice do jogo.

Ao longo do caminho o resistente jogador, nascido em Glasgow, demonstrou, também, que ele não era um simples chutador de bolas para longe, revelando uma até então insuspeita qualidade de ótimo passador e uma ótima leitura de jogo.

Tal era o seu novo status no clube que, em 1978, Burns que ele foi nomeado Futebolista do Ano e foi para a Argentina como parte da equipe da Escócia que disputou a fase final da Copa do Mundo naquele ano.

A sua transferência, por £400.000 para o Leeds United em outubro de 1981 foi profundamente lamentada pela maioria dos torcedores do Forest.

3. Kenny Burns em ação pelo Forest (Getty Images)

Ficha técnica:

Kenneth Burns

Nascimento: 23 de setembro de 1953 em Glasgow, Escócia

Carreira no Nottingham Forest: 1977-1981

Aparições pelo Nottingham Forest: 196

Gols: 15

Aparições pela Seleção da Escócia: 20

Gols pela Seleção da Escócia: 1 *

* When Football Was Football: Nottingham Forest, a nostalgic look at a century of the club - Ivan Ponting ©.

4. Card de Kenny Burns (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia