terça-feira, 6 de agosto de 2019

Derek Parkin – Wolverhampton Wanderers


Hora dia de conhecer um pouco da história do recordista de aparições na história dos Wolves, um lateral incansável que jogou durante 14 anos em Molineux e conquistou alguns títulos pelos Wanderers durante sua trajetória entre o fim dos anos 1960s e começo dos 1980s.

Boa leitura.

1. Derek Parkin (Getty Images)

O lugar de Derek Parkin no folclore de Molineux está garantido por todos os tempos. E ele merece nada menos do que isso pela sua colossal façanha de 609 aparições pelo time titular do clube.

Mesmo após muito tempo da sua partida para o Stoke, o seu registro de aparições permanece um recorde na história dos Wolves e, com o crescente hábito dos jogadores se mudarem em vez de permanecerem leais a uma camisa, é difícil imaginar que estes números serão batidos.

Os números de totais de Parkin devem ser consideravelmente ainda maiores porque ele passou alguns anos na academia de laterais que era o Huddersfield Town antes da sua chegada nas Midlands no Dia dos Namorados em 1968.

Ele também perdeu alguns meses de futebol, na temporada 1972-73, por uma suspeita de problemas cardíacos.

Quase 70 jogos com os Terriers, que também estava servido naquela década por jogadores como Bob McNab, Chris Cattlin e o lateral esquerdo, campeão da Copa do Mundo pela Inglaterra, Ray Wilson, convenceram Ronnie Allen a investir £80.000 do dinheiro dos Wolves nele.

Foi um investimento recorde, então, por um lateral no país, mas foi um excelente custo pelo que o jogador deu de retorno aos Wolves.

2. Derek Parkin, camisa 2, durante sessão de treinamentos dos Wolves em dezembro de 1971 (Getty Images)

Somente em partidas da Liga ele teve mais de 500 aparições pelos Wanderers e também jogou nos vitoriosos times das finais de League Cup de 1974 e 1980, bem como nas semifinais de FA Cup, no time que ganhou a Division Two e em considerável parte dos jogos que culminaram com o vice-campeonato da Copa da Uefa em 1972.

Parkin, apelidado “Guincho” foi convocado pela Seleção Sub 23 da Inglaterra, representou a Liga de Futebol (England XI) e, desta maneira, foi parte do time principal de Alf Ramsey, especialmente na partida classificatória para o Campeonato Europeu de Seleções, em Malta em 1971.

Mas muitos acreditam que ele merecia ter ganho mais convocações internacionais se tivesse permanecido na sua posição original de lateral direito do que trocado a posição original para desempenhar o papel na lateral oposta, mudança que foi solicitada pelo sucessor de Allen, Bill McGarry.

Tal era a consistência do Geordie que, mesmo se aproximando do meio dos seus trinta anos, ele foi contratado pelo Stoke em 1982 por Richie Baker, um homem que tinha servido como assistente de John Barnwell em Molineux.

Em meio ao grande número de jogos disputados, “Guincho” estabeleceu o recorde de estar presente em todas as partidas nas temporadas de 1968-69 e 1969-70 e de jogar 50 partidas ou mais em cinco temporadas diferentes.

3. Time dos Wolves comemora a conquista da League Cup de 1974 (Getty Images)
  
Ficha técnica:

Derek Parkin

Nascimento: 2 de janeiro de 1948 em Newcastle upon Tyne, Inglaterra

Carreira no Wolverhampton Wanderers: 1968-1982

Aparições pelo Wolverhampton Wanderers: 609

Gols: 10

Aparições pela Seleção da Inglaterra Sub 23: 5*

* When Football Was Football: Wolves, a nostalgic look at a century of the club - David Instone ©.

4. Card de Derek Parkin (eBay/Le Caverne du Sport)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia