quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Teddy Sheringham – Manchester United


Eternizado no folclore dos Red Devils após a sua entrada magistral na final da Champions League de 1999, quando fez o gol de empate com o Bayern Munique e ainda deu a assistência para o segundo, e decisivo, gol de Ole Gunnar Solskjær, atual treinador do United.

E tudo isso com apenas 16 minutos em campo – ele havia entrado aos 67 minutos no lugar do sueco Jesper Blomqvist – e, mais impressionante ainda é que os dois gols do triunfo daquela noite mágica do Treble do United foram marcados aos 91 e aos 93 minutos de jogo!

Sem dúvida foi o Homem da Partida!

Maiores detalhes da passagem de Sheringham pelo United através da leitura do texto abaixo.

Boa leitura.


1. Chegada de Teddy Sheringham nos Red Devils (Planet Football)


Descrito por todos que tiveram contato com ele como um modelo de profissional, talvez o ápice da sua carreira como jogador tenha sido quando ele marcou o gol de empate e depois deu a assistência para o gol que deu o título para o United nos acréscimos da partida final da Champions League em 1999. Uma vitória que garantiu aos Reds o Treble.

Sheringham começou sua carreira profissional em 1982, aos 16 anos, no Millwall, após impressionar durante uma partida disputada contra o próprio Millwall jogando por um time amador.

Rapidamente ele se tornou uma opção do time titular e seria o artilheiro do clube por quatro temporadas. Ao todo Sheringham marcou 111 gols por todas as competições disputadas em seus oito anos de Millwall.

Agora, aos 25 anos, ele foi vendido ao Nottingham Forest por £2 milhões para formar uma bela parceria com Nigel Clough.

2. Teddy Sheringham comemorando o gol marcado contra o Bayern na Champions League de 1999 (Getty Images)

Em agosto de 1992 ele marcaria o primeiríssimo gol da Premier League (contra o Liverpool) mostrado pela Sky Sports, mas foi prontamente vendido ao Tottenham Hotspur poucos dias depois.

Sheringham se tornaria imensamente popular entre os fãs dos Spurs e era reconhecido como um dos melhores atacantes da Premier League, mas, lá pelo meio dos anos 1990s ele já estava com 31 anos e ainda não contava com nenhum título significativo.

Em junho de 1997 ele foi contratado por Alex Ferguson por £3,5 milhões para substituir o aposentado Eric Cantona.

Após um início devagar na sua primeira temporada (ele marcou 14 gols em todas as competições) a sua relação com parceiro de ataque, Andy Cole, aparentemente azedou.

3. Teddy Sheringham e Paul Scholes foram os heróis da final da FA Cup contra os Magpies (Getty Images)

A chegada de Dwight Yorke do Aston Villa significou que suas aparições ficariam restritas no futuro, mas ele conseguiu jogar partidas o suficiente na Premier League para se qualificar para uma medalha de campeão ao fim da temporada.

Finalmente, aos 33 anos, ele saboreou a conquista de um título nacional importante.

Uma semana depois ele marcou um dos dois gols do United na decisão da FA Cup contra o Newcastle para reclamar sua segunda glória na temporada. E então veio a final da Champions League em Barcelona.

O jogador sem uma medalha em seu nome ao deixar os Spurs, agora tinha ganho cada medalha dos torneios de ponta disputados no futebol.

4. Teddy Sheringham com a taça da FA Cup recém-conquistada contra o Newcastle (Getty Images)

Na temporada de 2000-01 fez uma das suas melhores temporadas, tendo precedência sobre Dwight Yorke e terminando como artilheiro do United com 21 gols em todas as competições, bem como sendo votado Jogador do Ano tanto pela Associação Profissional de Jogadores quanto pela Associação de Cronistas Esportivos.

Em 2001 o seu tempo no United chegou ao fim e ele retornou ao Tottenham Hotspur como uma das primeiras contratações de Glenn Hoddle.

Ele ainda jogaria mais sete temporadas, se retirando do futebol profissional ao término da temporada 2007-08 aos 42 anos.

Sheringham também foi convocado 51 vezes pela Seleção da Inglaterra, marcando 11 gols.

5. Sheringham, à esquerda de braço levantado, comemorando com Nigel Clough o primeiro gol da história da Premier League (Getty Images)

Ficha técnica:

Edward Paul “Teddy” Sheringham

Nascimento: 2 de abril de 1966 em Highams Park, Londres, Inglaterra

Estreia: 10 de agosto de 1997 contra o Tottenham Hotspur

Posição: atacante

Aparições pelo Manchester United: 101

Gols pelo Manchester United: 46

Temporadas: 1997-98/2000-01

Aparições pela Inglaterra: 51

Gols pela Inglaterra: 11

Clubes: Millwall, Aldershot (empréstimo), Djuugarden (empréstimo), Nottingham Forest, Tottenham Hotspur, Manchester United, Tottenham Hotspur, Portsmouth, West Ham United e Colchester United.*

* The Official Encyclopedia of Manchester United - Ross Biddiscombe, Patrick Curry e Jonathan Hayden ©.

6. Teddy Sheringham comemorando o gol marcado contra a Geórgia pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1998. A Inglaterra ganhou a partida por 2 a 0 em 30 de abril de 1997 em Wembley (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia