quarta-feira, 14 de agosto de 2019

A trajetória de José Mourinho


José Mourinho, um dos mais vencedores, mas também mais polêmicos da atualidade, tem uma trajetória fantástica no futebol europeu desde o começo em Portugal, onde chegou ao ápice no FC Porto, cuja maior glória foi a conquista da Champions League.

Após a conquista com os portugueses, Mourinho foi contratado pelo Chelsea quando, a partir daí, se tornou o Special One ao tirar o time de um jejum de quase 50 anos sem título de Liga (temporada 2004-05) e montar uma equipe que ousou desafiar a hegemonia entre o Arsenal e os Red Devils que havia, até então, na Premier League.

Conheçam um pouco mais da história do português turrão ao ler o texto abaixo.

Boa leitura.

1. José Mourinho e equipe celebram a conquista da Liga da temporada 2004-05 (Eurosport)

José Mário Felix dos Santos Mourinho nasceu em Setúbal, Portugal, em 26 de janeiro de 1963. Seu pai, Felix, foi um ex-goleiro e treinador.

Na faculdade Mourinho obteve um diploma em Educação Física, especialidade em metodologia do esporte. Ele se juntou ao Vila do Conde, onde Felix era o treinador principal.

Após concluir o curso de treinador da UEFA, José fez estágio numa equipe secundarista, mas não seguiu carreira como futebolista.

2. José Mourinho no União Leiria (Leiria Shopping)

Então ele conseguiu um posto na comissão técnica da Estrela Amadora antes de se juntar à equipe técnica do Vitória de Setúbal.

Quando o ex-treinador da Inglaterra, Bobby Robson, foi indicado para o cargo de treinador do Sporting Lisboa, ele contratou Mourinho para ser o seu intérprete e o levou com ele quando se mudou para o Porto.  

Quando Robson transferiu-se para a Espanha em 1996 para treinar o Barcelona, ele novamente levou Mourinho junto dele, mas quando Bobby foi demitido em 1997, Mourinho permaneceu no Camp Nou.

3. Bobby Robson e José Mourinho no Barcelona (Evening Standard)

Louis van Gaal, o novo treinador, efetivamente envolvia José em discussões sobre a formações e táticas do time antes de, eventualmente, permitir que ele dirigisse a equipe “B” do Barcelona.

Em setembro de 2000 apareceu a grande chance quando ele assumiu o posto de treinador do Benfica, mas renunciou ao cargo após somente nove jogos em virtude de uma briga com a diretoria.

Um ano bem-sucedido com o União Leiria, começando em janeiro de 2001, atraiu o interesse do FC Porto que o instalou como novo treinador do clube em janeiro de 2002 e José rapidamente se tornou um sucesso no clube, ganhando dois troféus da Liga Portuguesa (2003 e 2004), a Copa Portuguesa (2003), a Copa da Uefa (2003) e a Champions League (2004).

4. José Mourinho após conquistar a Champions League com o Porto em 2004 (Pinterest)

Toda a Europa agora queria Mourinho, mas foi o Chelsea, cacifado pelo bilionário russo Roman Abramovich, quem assegurou os serviços do “Special One”.

Quando José adentrou aos portões de Stamford Bridge, o Chelsea não ganhava o título da Liga há 49 anos, mas Mourinho reescreveu a história já na sua primeira temporada à frente dos Blues (conquista do título da Liga 2004-05), tendo também, neste processo, ganho a Carling Cup três meses antes.

O Chelsea reteve o título da Premiership na temporada seguinte e, na de 2006-07, ele ganhou as duas copas domésticas com o clube. Em 27 de setembro de 2007 Mourinho deixou o Chelsea em “mutual consenso”.

5. José Mourinho erguendo o troféu da Champions League conquistado ao término da temporada 2009-10 (PA Images)

Da Inglaterra para a Itália, onde foi dirigir a Internazionale Milão, acabou resultando num segundo título de Champions League (temporada 2009-2010), além de dois títulos da Liga italiana (2008-09 e 2009-10), a Copa da Itália (2009-10) e a Supercopa da Itália de 2008.

Depois da Itália, Mourinho desembarcou na Espanha para dirigir o gigante Real Madrid, onde conduziu sua equipe aos títulos da Copa Del Rey (2010-11), da La Liga (2011-12) e a Supercopa da Espanha em 2012, se tornando, dessa maneira, o treinador a desafiar a supremacia do poderoso Barcelona.

Em 2013, após o Real Madrid terminar na segunda colocação da Liga espanhola e ser eliminado nas semifinais da Champions League, Mourinho saiu do clube e retornou ao Chelsea.

6. José Mourinho e equipe comemoram a conquista da La Liga da temporada 2011-12 (AP Images)

Nesta segunda passagem pelos Blues, embora não tão vitoriosa como a primeira, resultou num título da Liga, na temporada 2014-15.

Na temporada seguinte, após os Blues perderem 9 de suas 16 partidas de Premier League, em 17 de dezembro de 2015, o Chelsea anunciou que o clube havia chegado a um acordo com Mourinho para a saída do português, mais uma vez por “consenso mutual” entre as partes.

7. José Mourinho erguendo a taça da Europa League conquistada em Estocolmo após os Red Devils ganhar de 2 a 0 do Ajax (PA Images)

Em 27 de maio de 2016, José Mourinho assinou um contrato de três anos com o Manchester United e, logo na sua primeira temporada à frente dos Red Devils, o português conquistou três títulos: a Community Shield (2016), a League Cup (2016-17) e a Europa League (2016-17).

Após um início de temporada 2018-19 decepcionante e sem perspectiva de melhoria com as principais estrelas da equipe, que aparentemente não se entendiam mais com o treinador, chegou ao fim o reinado de Mourinho nos Red Devils em 18 de dezembro de 2018 (sete derrotas em 17 jogos de Premier League foi a performance do United sob a batuta do Special One neste período). *

* The Premiership Football Miscellany - John White ©.

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia