sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Tottenham 1 Arsenal 4 - First Division 1959


Numa temporada errática dos Spurs, onde o time terminaria a temporada na 18ª colocação da First Division, White Hart Lane recebeu a visita dos Gunners para mais uma North London Derby.

A campanha dos Lillywhites até aquele momento era de oito vitórias, cinco empates e 12 derrotas.

Os Gunenrs, que terminariam a temporada na terceira colocação da Liga (somente abaixo de United e dos Wolves, os campeões de 1958-59) tinham, naquele momento, um time muito mais competitivo que o do seu adversário territorial.

O cartel do Arsenal na Liga até o encontro em White Hart Lane era o seguinte: oito 16 vitórias, três empates e nove derrotas.

Então não foi surpresa para ninguém a vitória dos Gunners na casa do rival, exceto pela facilidade como ela se deu (o Arsenal abriu uma vantagem de 4 a 0 na meia hora inicial).

Descubram maiores detalhes ao ler o texto abaixo.

Boa leitura.

1. Jackie Henderson, autor de dois gols no jogo (Getty Images)

Tommy Docherty produziu uma demonstração espetacular naquela que foi sua última partida antes de encarar uma suspensão de 14 dias.

O meio-campista escocês em dupla com o capitão Dave Bowen pela esquerda dominaram com punho de ferro aquele flanco do campo e conseguiram uma maravilhosa vitória em White Hart Lane.

A sensacional apresentação do Arsenal impressionou os Spurs e somente a expulsão de Len Julians no segundo tempo ofuscou um pouco do brilho daquela tarde dos Gunners.

Apenas lampejos ocasionais do centroavante Bobby Smith ou a velocidade do ponta esquerda Cliff Jones trouxeram alguma alegria para os torcedores do Tottenham naquela tarde e, quando Bobby marcou o único gol da sua equipe, faltando dois minutos para o término do confronto, já era demasiadamente tarde para tentar uma reviravolta na partida.

2. Programa oficial da partida (Spurs Collectables)

Nesta altura do jogo o Arsenal já tinha imposto uma vantagem de quatro gols sobre os anfitriões, os três primeiros antes dos 30 minutos jogados.

O segundo atacante Vic Groves marcou o primeiro quando John Hollowbread falhou em interceptar um rápido cruzamento rasteiro feito por David Herd.

Dave Bowen iniciou a jogada do segundo com um lançamento em profundidade feito do seu próprio campo, numa brilhante jogada que passou pelos pés de Julians e Grove, que tabelaram entre si, até Grove encontrar Herd livre e este seguir em direção ao gol até dar um chute inapelável para o arqueiro dos Spurs.

O ponta esquerda Jackie Henderson marcou os outros dois gols dos visitantes e, decididamente, ele os mereceu.

Jackie fez o trabalho de dois homens, indo de ponta a ponta do campo após a expulsão de Julians e após Herd se contundir em virtude de uma lesão no músculo da coxa que limitou os seus movimentos.

3. Vic Groves (Getty Images)

Ficha técnica da partida:

Tottenham 1 (Bobby Smith) Arsenal 4 (Jackie Henderson-2, Vic Groves, David Herd)

League First Division

31 de janeiro de 1959

Local: White Hart Lane

Público: 60.241

Tottenham Hotspur: John Hollowbread, Mel Hopkins, Maurice Norman, Peter Baker, Bill Dodge, Jim Iley, Dave Dunmore, Bobby Smith, Cliff Jones, Johnny Brooks, Tommy Harmer.

Arsenal: Jack Kelsey, Tommy Docherty, Dennis Evans, Len Wills, Bill Dodgin, Dave Bowen, Danny Clapton, Jackie Henderson, David Herd, Len Julians, Vic Groves.

* Arsenal versus Spurs, Classic North London Derby Games (When Football Was Football Rivals) - Ian Welch ©.

4. Time principal do Arsenal para a temporada 1958-59. Jogadores em pé (esquerda para a direita): Stan Charlton, Bill Dodgin, Jack Kelsey, Vic Groves, Gerry Ward, Dennis Evans. Sentados (esquerda para a direita): Danny Clapton, David Herd, Dave Bowen, Jimmy Bloomfield, Joe Haverty (Colorsport)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia