terça-feira, 24 de setembro de 2019

Charlie Aitken – Aston Villa


Charlie Aitken, recordista de aparições com a gloriosa camisa do Aston Villa, quase abandonou o Villa Park ainda juvenil por não suportar os berros e gritos dos treinadores da categoria de base, mas tudo mudou quando ele fez a estreia pelo time titular e por ali permaneceu por 16 anos.

Saibam um pouco mais sobre Aitken e sua trajetória pelo clube ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Charlie Aitken com a camisa de Pelé, companheiro de Cosmos (Birmingham Mail)

As probabilidades estavam todas contra Charlie Aitken, como jogador do Aston Villa, que muitos considerariam improvável que aquele atleta se tornaria o recordista de aparições com a camisa do Villa na época em que ele pôs os pés no Villa Park pela primeira vez.

Um garoto de classe média de Edimburgo, sua maior ambição era cursar uma universidade e ele devotava o tempo disponível para praticar esporte entre o rugby e o futebol.

Ao chegar ao Villa, com 16 anos, para um período de testes, Aitken ficou horrorizado pela falta de preparo físico e treinamento entre os seus colegas e descreveu a si mesmo como “traumatizado” pelos berros e gritos dos membros da equipe de treinamento dos garotos.

2. O time do Aston Villa parabeniza Charlie Aitken (segundo de pé da direita para esquerda) quando ele se prepara para quebrar o recorde de aparições com a camisa do Villa, anteriormente em posse de Billy Walker, em 14 de dezembro de 1973. Em pé (esquerda para a direita): Malcolm Beard, Pat McMahon, Neil Rioch, Alun Evans, Chris Nicholl, John Gidman, Jim Cumbes, Leo Crowther, Vic Crowe, Charlie Aitken, Frank Upton. Agachados (esquerda para a direita): Jimmy Brown, Geoff Vowden e Chico Hamilton. Aitken viria a jogar um total de 561 jogos de Liga pelo Aston Villa durantes suas 17 temporadas com o clube (Getty Images)

Muito mal remunerado enquanto jogava pelo terceiro time, ele considerou o retorno à Escócia, mas uma vez que conseguiu estrear no time principal, aos 18 anos, na Primavera de 1961, Aitken nunca mais pensou em regressar ao lar.

Um lateral com grande percepção para entender o jogo, além de muito perspicaz e dedicado, Charlie rapidamente se tornou um dos sustentáculos do time e permaneceu durante as provações e tribulações dos anos 1960s e a primeira metade dos anos 1970s.

Ele conquistou a medalha de campeão da League Cup em 1975, quando o Villa bateu o Norwich City na final.

Um desentendimento com o treinador Ron Saunders precipitou a sua saída, mas houve uma compensação naquela saída que foi poder aproveitar a aventura de jogar no New York Cosmos ao lado de Pelé no fim dos anos 1970s.

3. Charlie Aitken, Ian Ross e o goleiro Jim Cumbes desfilam com a taça recém-conquistada da League Cup em Wembley (Shutterstock)

Ficha técnica

Charles Alexander Aitken

Nascimento: 5 de janeiro de 1942 em Edimburgo, Escócia

Período da Carreira no Aston Villa: 1959-1976

Partidas pelo Aston Villa: 660

Gols pelo Aston Villa: 16

Partidas pela Seleção da Escócia Sub 23: 3

Gols pela Escócia Sub 23: 0 *

* When Football Was Football: Aston Villa, a nostalgic look at a century of the club - Graham McColl ©.

4. Charlie Aitken e Pelé cumprimentando os torcedores antes de uma partida do Cosmos (David Madison)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia