terça-feira, 24 de setembro de 2019

Jimmy Greenhoff – Stoke City


Um artilheiro nato que chegou a ser reverenciado pelos torcedores dos Potters e um dos principais artífices da histórica conquista da League Cup em 1973 conta o Chelsea.

Jimmy Greenhoff certamente deixou muitas lembranças para os fãs do Stoke e para todos os outros que admiram um futebol bem jogado.

Boa leitura.

1. Jimmy Greenhoff (Pinterest)

Tony Waddington contratou Jimmy Greenhoff junto ao Birmingham City pelo valor recorde ao clube de £100.000 para fazer parceria com John Ritchie.

Greenhoff trouxe uma nova dimensão ao futebol jogado pelo Stoke com os seus passes e movimentações.

Ele foi o companheiro perfeito para Ritchie, alimentando o grande jogador com passes fulminantes e distribuindo a bola na intermediária para os pontas do Stoke, Terry Conroy e Peter Dobbing ou, posteriormente, Sean Haslegrave, Jimmy Robertson ou George Salmons.

Greenhoff também foi um dos melhores goleadores da sua geração e, compreensivelmente, de qualquer outra e ele amava o estilo de jogo do Stoke.

“Tudo o que eu queria fazer era entreter os maravilhosos torcedores,” ele disse.

“Eles fizeram grande parte do meu jogo, os torcedores. Tão acolhedores – eles eram de outro nível”, complementa Greenhoff.

Os torcedores o amavam. Em fevereiro de 1971 Greenhoff marcou o único gol quando o Stoke derrotou o Huddersfield num disputado replay de jogo da quarta fase da FA Cup em Old Trafford.

2. Jimmy Greenhoff comemorando um gol contra o Manchester City no Victoria Ground em 1973 (Colorsport)

Num ato que deu o tom da deificação dos fãs do Stoke por Greenhoff, antes do próximo jogo em casa, um dos fãs/adoradores correu para o campo, se ajoelhou e beijou o lugar onde a chuteira direita de Greenhoff deixou a pegada, foi aquela chuteira que havia marcado o gol vencedor.

A mesma chuteira direita que executaria mais um belo voleio em direção ao gol do Chelsea um ano mais tarde em Wembley, o qual Peter Bonetti acharia quente demais para segurar e George Eastham pegou o rebote para marcar o gol que deu a vitória e o título da League Cup.

Greenhoff se dedicou graciosamente à parceria com Alan Hudson, após a chegada do meio campista em 1973, mas misteriosamente o atacante de cabelos loiros nunca ganhou uma convocação para a seleção inglesa.

Ele chegou a ter o seu nome na lista de convocados algumas vezes, mas foi forçado a declinar da convocação porque o Stoke teve partidas realocadas pela Liga e coincidiam com as datas dos jogos da Inglaterra.

A perda da Inglaterra foi o ganho do Stoke, pois Greenhoff jogou a maior parte das partidas no desafio pelo título, que viu o Stoke ficar muito perto de vencer a Liga na temporada de 1974-75 pela primeira vez em sua história.

Ele também marcou ambos os gols quando o Stoke ergueu a Watney Cup, um torneio de pré-temporada ao derrotar o Hull City por 2 a 0 na final disputada em agosto de 1973.

3. George Eastham e Jimmy Greenhoff, heróis da conquista da League Cup (Getty Images)

Ficha técnica:

Dennis James Greenhoff

Nascimento: 19 de junho de 1943 em Barnsley, Inglaterra

Carreira no Stoke: 1969-1976

Aparições pelo Stoke: 343

Gols: 103*

* When Football Was Football: Stoke City, a nostalgic look at a century of the club - Simon Lowe (2011) ©.

4. Foto dos campeões da League Cup de 1973, em foto de 1º de abril daquele ano (de trás para frente e da esquerda para direita): Mike Bernard, Alan Bloor, Mike Pejic, Jimmy Greenhoff, Gordon Banks, John Mahoney, Tony Waddington (Treinador), George Eastham, John Marsh, Terry Conroy, Peter Dobing, John Ritchie, Dennis (Denis) Smith (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia