segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Tommy Johnson – Notts County

Tommy Johnson ascendeu das fileiras de juniores dos Magpies a uma posição regular no time principal com apenas 17 anos e, não demorou muito, para se tornar um artilheiro de primeira grandeza com a camisa do clube.

Decisivo em duas campanhas de acesso consecutivos, seus gols foram fundamentais nos playoffs que acabaram por reconduzir o Notts County de volta à elite inglesa.

Conheçam maiores detalhes da carreira de Tommy Johnson ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Tommy Johnson (Getty Images)

Tommy Johnson fez sua estreia pelo time principal do Notts County com apenas 17 anos após entrar como substituto numa partida em Meadow Lane contra o Preston North End em 24 de setembro de 1988.

A partida terminou empatada em 0 a 0, mas o jovem Johnson já havia feito o suficiente no time de reservas para merecer a sua estreia entre os profissionais.

O adolescente fez mais umas poucas aparições, sempre na condição de substituto antes de, gradualmente, conquistar um lugar cativo no onze inicial antes do fim da temporada.

Ele conquistou a confiança definitiva do seu treinador ao marcar dois gols na vitória do County por 3 a 0 sobre o Huddersfield Town em 22 de abril de 1989 – e este era apenas o seu segundo jogo de Liga pelo clube.

Johnson marcou mais duas vezes para encerrar sua primeira temporada com quatro gols, obtidos em 10 aparições e, a partir de então, ele se tornou um titular frequente da equipe.

O treinador Neil Warnock estava convencido que Johnson poderia render uma pequena fortuna no mercado de transferências, pelo potencial exibido pelo jovem atacante, e o colocou para jogar ao lado do experiente Gary Lund na campanha de 1988-89 com resultados impressionantes.

2. Os heróis Dave Regies e Tommy Johnson comemorando o acesso conquistado à elite em Wembley em 1991. Os Mapies derrotaram o Brighton por 3 a 1, dois gols de Jonhson e outro de Regis em 2 de junho de 1991 (Getty Images)

Johnson terminou a temporada com 20 gols, marcando gols vitais nos playoffs que fizeram os Magpies ascenderem à Division Two.

Ele foi novamente uma figura-chave na segunda campanha sucessiva de promoção dos ‘Pies’ na temporada seguinte, marcando 21 gols e, novamente, sendo decisivo nos playoffs finais – quando o time de Neil Warnock retornou à elite inglesa pela primeira vez.

A partir deste momento Johnson se tornou um dos favoritos da torcida e, apesar de muitos clubes grandes começarem a voltar seus olhos para o jovem promissor, ele permaneceu no County por mais uma temporada e, embora tenha terminando a temporada novamente como artilheiro da equipe, o conto de fadas acabou por causa dum desentendimento com o treinador e o rebaixamento dos Magpies.

Johnson juntou-se ao Derby County por £1,3 milhões em março de 1992 e, depois, teve passagens pelo Aston Villa, Everton e Celtic, clubes onde ele esteve no seu auge.

Mais tarde ele jogaria pelo Sheffield Wednesaday, Kilmarnock e Gillingham.

Alguns vão alegar, entretanto, que os melhores dias de Johnson foram desfrutados em Meadow Lane onde, por um breve período, ele teve o mundo aos seus pés.

3. Da esquerda para a direita Tommy Johnson, o treinador Neil Warnock e Mark Drapper (Getty Images)

Ficha técnica:

Thomas Johnson

Nascimento: 15 de janeiro de 1971 em Gateshead, Newcastle, Inglaterra

Período no Notts County: 1989-92

Aparições pelo Notts County: 149

Gols: 57

Aparições pela Seleção da Inglaterra Sub 21: 7

Gols pela Seleção da Inglaterra Sub 21: 2 *

* The Notts County Miscellany – David Clayton ©.

4. Card de Tommy Johnson (eBay)


Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia