segunda-feira, 18 de novembro de 2019

John Wile – West Bromwich Albion

John Wile, terceiro jogador com mais aparições vestindo a camisa dos Baggies, era um duro, porém leal, defensor.

Durante 12 anos e meio ele defendeu ferozmente a retaguarda dos Baggies e guiou o time ao acesso na temporada 1975-76.

Conheçam um pouco mais da carreira de Wile no West Brom ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. John Wile (Pinterest)

Quando conversamos sobre líderes destemidos, que comandam os seus jogadores aos palavrões, mas acima de tudo, lideravam pelo exemplo pela sua dedicação em campo, nós estamos falando de homens como John Wile.  

Por 12 anos e meio o sombrio nordestino foi a figura-chave da defesa do Albion – um imã que atraía a bola em jogadas aéreas e uma figura quase intransponível quando os adversários tentavam passar por ele pelo chão.

É profundamente lamentável que Wile, como muitos outros valorosos companheiros de time, não tenha conquistado um título relevante.  

Mais um fato que conta em seu favor é que ele fez 619 aparições enquanto esteve nos Hawthorns, números que o deixam na terceira posição de jogadores com mais partidas com a camisa dos Baggies, ficando atrás apenas de Tony Brown e Alistair Robertson.

O mais próximo que Wile chegou próximo de conquistar um troféu foi em três semifinais – duas delas válidas pela FA Cup, sendo que na primeira ocasião ele aparece usando uma bandana ensanguentada em decorrência de uma disputa de bola em campo que resultou na lesão dele (semifinais da FA Cup de 1978 contra o Ipswich Town em Highbury).

Ele também liderou os Baggies à promoção na temporada 1975-76 no que foi uma espécie de recompensa pelos seus esforços e comprometimento com a causa do clube.  

Ao jogar 43 das 48 partidas dos Baggies naquela temporada, ele praticamente foi uma presença constante na equipe.

2. John Wile ensanguentado durante a partida contra o Ipswich Town em Highbury, umas das suas imagens mais ícônicas pelos Baggies (Getty Images)

Memoravelmente, ele esteve presente em todas as partidas do clube durante sete temporadas consecutivas e totalizou impressionantes 59 partidas de Liga e copas pelos Baggies na temporada 1978-79.

Wile, um verdadeiro desportista, sucedido por John Talbut no uso da camisa número 5 e não poderia ter escolhido uma época mais propícia para se despedir dos Baggies.

Quando ele jogou em Sunderland em maio de 1983 – empate de 1 a 1 -, não estava somente fazendo sua 500ª e última partida de Liga pelo clube, mas justamente diante dos Black Cats, time que ele tinha jogado brevemente no início de carreira ainda como juvenil antes de se juntar ao Peteborough United.

Anos mais tarde Wile se tornaria membro da diretoria do Albion e também serviria à alta administração do clube na condição de presidente dos Baggies.

“Se John pudesse jogar das nove da manhã até as nove da noite, sete dias por semana, 52 semanas por ano, ainda assim ele não ficaria satisfeito”, Johnny Giles, jogador de extremo sucesso do Leeds United e companheiro de Wile nos Baggies entre 1975 e 1977.

3. John Wile recebendo uma salva de palmas durante a partida em sua homenagem, e também válida pela First Division, contra o Liverpool em 7 de fevereiro de 1981. Os Baggies venceram o jogo por 2 a 0 (Getty Images)

Ficha técnica:

John David Wile

Nascimento: 9 de março de 1947 em Sherburn, County Durham, Inglaterra

Carreira no West Bromwich Albion: 1970-1983

Aparições pelo West Bromwich Albion: 619

Gols pelo West Bromwich Albion: 29 *

* When Football Was Football: West Bromwich Albion, a nostalgic look at a century of the club – David Instone ©.

4. Card de John Wile (eBay)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia