sexta-feira, 15 de novembro de 2019

O primeiro jogador-treinador a ser campeão da Liga

Kenny Dalglish, o maior jogador da história do Liverpool, alcançou importantes façanhas na condição de jogador-treinado do clube, cargo assumido em 30 de maio de 1985, após a aposentadoria de Joe Fagan.

E logo na primeira temporada à frente do clube ele conquistou a Liga e a FA Cup, se tornando o primeiro jogador-treinador da história a vencer a Liga e também o Double na história do futebol inglês.

Saibam maiores detalhes acerca da proeza de Kenny ao ler o breve relato baixo.

Boa leitura.

1. Kenny Dalglish exibindo o troféu da First Division 1987-88 antes da partida com os Saints em Anfield em 2 de maio de 1988. A partida terminou empatada em 1 a 1 (Getty Images)

Em 10 de agosto de 1977 Bob Paisley pagou ao Celtic o então valor recorde de £440.000 para trazer o atacante Kenny Dalglish para o Liverpool após o jogador fazer 204 aparições em Parkhead.

Paisley via Dalglish como a reposição ideal para o lugar de Kevin Keegan, que havia sido vendido para o Hamburgo.

Em 30 de maio de 1985, após a aposentadoria de Joe Fagan, Dalglish se tornou o primeiro jogador-treinador do clube, quebrando a tradição de se indicar um dos membros da comissão técnica para dirigir o clube.

A aposta se provou um estrondoso sucesso, quando Dalglish não ganhou somente a Liga, mas também a FA Cup e, desta maneira, trouxe o Double para Anfield pela primeira vez e na sua primeira temporada à frente dos Reds (este Double também foi o primeiro da história conquistado por um jogador-treinador no futebol inglês).

Nos seus seis anos no comando do Liverpool, a sua equipe terminou ou na primeira ou na segunda colocação da tabela de classificação da Liga.

2. Kenny Dalglish no banco comandando os Reds (Getty Images)

Na sua primeira temporada como jogador-treinador Dalglish se escalou apenas 21 vezes, preferindo dar oportunidades aos jovens jogadores, embora ele tenha atuado durante todo o confinal de Fa Cup contra o Everton.

O Liverpool ganhou por 3 a 1 a primeira final de FA Cup composta por times do Merseyside e também foi a primeira FA Cup conquistada por um time que iniciou e terminou a partida sem nenhum jogador inglês nas suas fileiras.

No time dos Reds que iniciou o jogo haviam quatro escoceses, três irlandeses, dinamarquês, um galês, um zimbabuano e um australiano. O único inglês era o substituto Steve McMahon, que não entrou em campo.

Dalglish anunciou sua renúncia ao cargo em 21 de fevereiro de 1991 e a tornou pública no dia seguinte.

Em 3 de julho de 2009 ele retornou ao clube como chefe da academia de juniores do Liverpool atendendo ao convite de Rafa Benitez, que dirigia os Reds na época.

Em 8 de janeiro de 2011, Dalglish assumiu pela segunda vez a direção do time de Anfield, após a queda de Roy Hodgson e ficou até 16 de maio, quando foi demitido após o término da temporada regular, encerrando, portanto, de maneira traumática, a segunda passagem pelo clube como treinador.

3. Kenny Dalglish comemorando o único gol por ele marcado na partida contra o Chelsea em Stamford Bridge em 3 de maio de 1986. O gol, e a consequente vitória, garantiram o título da First Division 1985-86 (Getty Images)

Ficha técnica da final da FA Cup:

Liverpool 3 (Ian Rush-2, Craig Johnston) Everton 1 (Gary Lineker)

Final da FA Cup

Local: Wembley Stadium

Data: 10 de maio de 1986

Público: 98.000

Liverpool: Bruce Grobbellar, Steve Nicol, Mark Lawrenson, Alan Hansen, Jim Beglin, Craig Johnston, Jan Mølby, Kevin MacDonald, Ronnie Whelan, Kenny Dalglish, Ian Rush.

Everton: Bobby Mimms, Gary Stevens (Adrian Heath), Kevin Ratcliffe, Derek Mountfield, Pat Van Den Hauwe, Trevor Steven, Peter Reid, Paul Bracewell, Kevin Sheedy, Gary Lineker, Graeme Sharp. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

4. Howard Kendall e Kenny Dalglish comandando a entrada das suas equipes em Wembley para a decisão da Fa Cup de 1986 (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia