sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A primeira final de FA Cup em que a bola estourou

A final da FA Cup de 1946, disputada entre os Rams e os Addicks, trouxe um fato inusitado: o de ser a primeira final onde a bola estourou (e não foi a única vez em que isso aconteceu).

Além de ser a única conquista do Derby County no torneio, um dos jogadores dos Rams ficou marcado por ganhar o torneio antes e após a Segunda Guerra Mundial

Ainda nesta final aconteceria o primeiro caso do mesmo jogador marcar pelas duas equipes na mesma final.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Programa oficial da partida (Site Worth Point)

Os Addicks encontram os Rams na primeira final de Fa Cup após o término da segunda guerra Mundial, diante de 98.000 espectadores (o Derby retornava a uma final de FA Cup após decidir o torneio em 1903, onde os Rams foram goleados por 6 a 0 pelo Bury) e, após 85 minutos de jogo o placara continuava inalterado.

Então Bert Turner, defensor do Charlton Athletic ao tentar para um chute do ponta esquerda dos Rams, Dally Duncan, teve a infelicidade da bola desviar na sua coxa e ir para o fundo das redes defendida pelo arqueiro Sam Bartram.

Mas, um minuto depois, Turner foi bem-sucedido em ir às redes, desta vez a favor do Charlton.

Houve uma falta a favor dos Addicks, da entrada da área, que Turner a cobrou com violência e, embora Vic Woodley, goleiro dos Rams, parecer que defenderia o chute, ela acabou desviando na cabeça de um jogador do County e a bola acabou entrando no canto oposto ao que o goleiro saltou.

Turner, dessa maneira, acabou se tornando o primeiro jogador a marcar para ambos os times envolvidos na final, uma façanha repetida por Tommy Hutchinson em 1981 e Gary Mabbutt em 1987.

Aos 36 anos e 312 dias, Turner também se tornou o jogador mais velho a marcar numa final de FA Cup.

Já nos acréscimos do tempo normal, Jackie Stamps, centroavante do Derby chutou a bola contra a meta dos Addicks, mas ela estourou antes de alcançar o seu objetivo.

Eddie Smith, o árbitro de Cumberland, apitou o fim do tempo regulamentar a pós este lance e sinalizou para os 30 minutos de prorrogação.

O Derby sobressaiu-se sobre o seu rival londrino e registrou 2 a 1 no placar com apenas dois minutos do tempo extra, quando Peter Doherty foi às redes pelos Rams.

2. Da esquerda para a direita: Jack Shreeve, Jack Oakes e Bert Turner (que tinha acabado de marcar um gol contra as próprias redes) do Charlton Athletic, Jackie Stamps do Derby County e Sam Bartram, goleiro dos Addicks, durante a final da FA Cup entre as duas equipes em Wembley Stadium (Getty Images)

Aos 97 e aos 106 minutos Jackie Stamps marcou para o derby. Deixando o resultado final em 4 a 1, o que seria a única vitória dos Rams na história da FA Cup, embora tivessem sido vice-campeões em 1898, 1899 e 1903.

Na temporada 1968-69 o Derby County criou um prêmio onde os torcedores elegeriam o “jogador do ano” e o troféu que seria dado ao eleito recebeu o nome do herói dos dois gols Jackie Stamps.

O primeiro eleito, agraciado com o troféu, foi Roy McFarland.

Esta final também marcou a vida de Raich Carter, do Derby County, que se tornou o único jogador que conquistou a FA Cup antes e após a Segunda Guerra Mundial, pois ele também havia conquistado a medalha de vencedor do torneio pelo Sunderland em 1937.

O explosivo recorde do Charlton

Incrivelmente os dois times se encontraram num confronto de Liga uma semana antes e a bola também estourou.

A bola estourou novamente durante a final da Fa Cup de 1947, quando o Charlton foi finalista mais uma vez, embora desta vez o seu oponente tenha sido o Burnley.

Os Addicks se sagraram vencedores da competição, vencendo por 1 a 0 após a prorrogação.

3. Raich Carter (Pinterest)

Ficha técnica da final:

Derby County 4 (Bert Turner – contra -, Peter Doherty, Jackie Stamps) Charlton Athletic 1 (Bert Turner)

Final da FA Cup

Local: Wembley Stadium

Data: 27 de abril de 1946

Público: 98.000

Derby County: Vic Woodley, Jack Nicholas (capitão), Jack Howe, Jim Bullions, Leon Leuty, Chick Musson, Reg Harrison, Raich Carter, Jackie Stamps, Peter Doherty, Dally Duncan.

Charlton Athletic: Sam Bartram, Harold Phipps, Jack Shreeve, Bert Turner, Jack Oakes, Bert Johnson, Les Fell, Sailor Brown, Arthur Turner, Don Welsh (capitão), Chris Duffy. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

4. Leon Leuty, dos Rams, disputa a bola com Bert Turner durante a final (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia