terça-feira, 10 de dezembro de 2019

A primeira virada numa final de FA Cup

A terceira visita dos Gunners a Wembley, para a decisão da FA Cup, marcou a primeira virada numa decisão.

Embora Bob Johnson tenha marcado logo aos 15 minutos de jogo, os Magpies viraram com um gol controverso (que provoca discussão até hoje).

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Programa oficial e ingresso da final (Site Worthpoint)

Um grande público de 92.298 espectadores compareceu para testemunhar a terceira aparição do Arsenal em Wembley para uma final de FA Cup.

Bob Johnson abriu o placar para os Gunners em potente cabeçada que venceu Albert McInroy, goleiro dos Magpies, aos 15 minutos de jogo, mas o Newcastle conseguiu uma fantástica reviravolta sobre o Arsenal ao marcar duas vezes, o primeiro gol em situação controversa.

Faltando sete minutos para o encerramento do primeiro tempo, Jimmy Richardson, dos Magpies, recebeu um lançamento em profundidade pela lateral do campo e, quando conseguiu tocar a bola, ela já tinha saído de campo.

Os jogadores dos Gunners esperavam pela sinalização do auxiliar de linha para a cobrança do tiro de meta, mas ele se manteve estático em sua posição.

Richardson, então, cruzou a bola e Jack Allen igualou o confronto em bela cabeçada.

2. Time dos Gunners que disputou a final de 1932. Em pé (da esquerda para a direita): Tom Parker, Charlie Jones, Frank Moss, Herbie Roberts, Bob Johnson e Tom Black. Sentados (da esquerda para a direita): Herbert Chapman (treinador), Joe Hulme, David Jack, Jack Lambert, Alex James, Cliff Bastin, Tom Whittaker (assistente de treinador) – (Getty Images)

O árbitro Kevin Harper deu o gol, ainda que ele estivesse distante da jogada (mais ou menos a 18 metros do local que que a jogada se desenrolou).

O The Times relatou que este foi “o gol mais controversos da história do futebol inglês”.

Os noticiários mais tarde mostraram que a bola realmente tinha saído de campo e que, portanto, o gol deveria ter sido invalidado.

O árbitro declarou: “Definitivamente o gol foi legal. Eu estava tão certo, que sequer achei necessário consultar o meu assistente de linha... o que o filme mostra agora, não me fará mudar de opinião”.

Após 72 minutos do confronto, Allen foi às redes novamente o título da competição foi conquistado pelos Magpies.

3. Tom Parker e Jimmy Nelson, capitães das duas equipes, trocam cumprimentos antes do início da partida (Alamy Stock Photo)

Ficha técnica da final:

Newcastle United 2 (Jack Allen-2) Arsenal 1 (Bob Johnson)

Final da FA Cup

Local: Wembley Stadium

Data: 23 de abril de 1932

Público: 92.298

Newcastle United: Albert McInroy, Jimmy Nelson (capitão), David Fairhurst, Roddie MacKenzie, Dave Davidson, Sam Weaver, Jimmy Boyd, Jimmy Richardson, Jack Allen, Harry McMenemy, Tommy Lang.

Arsenal: Frank Moss, Tom Parker (capitão), Eddie Hapgood, Charlie Jones, Herbie Roberts, George Male, Joe Hulme, David Jack, Jack Lambert, Cliff Bastin, Bob Johnson. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

4. Jack Allen, terceiro da esquerda para direita, cabeceando a bola para um dos seus dois gols na partida (Getty Images)
 
Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia