quinta-feira, 16 de abril de 2020

Motherwell – Um sinal do destino

A superstição é terreno fértil em todas as torcidas de todos os times que existem e, com os Steelmen, não foi diferente como vocês terão a oportunidade de ver logo adiante.

Algumas coincidências nas campanhas vitoriosas dos Steelmen nas Scottish Cup de 1952 e 1991 reforçam a força do destino (e da superstição nas duas conquistas).

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Capa do programa oficial da final da Scottish Cup de 1952 (Sportpages)

Superstições são frequentes entre os torcedores de futebol e, entre a torcida do Motherwell houve a suspeita que algo de especial estava para acontecer quando eles olharam as datas dos jogos da Scottish Cup de 1991.  

Voltando até 1952, a primeira vez em que o clube conquistou a Scottish Cup (vitória de 4 a 0 sobre o Dundee), a campanha começou com um jogo em 26 de janeiro, contra o Forfar Athletic fora de casa (vitória por 4 a 2 dos Steelmen), e depois em 23 de fevereiro, contra o Dunfermline, também fora de casa (empate por 1 a 1 e vitória por 4 a 0 no replay).

A final foi contra o Dundee e os Steelmen triunfaram por 4 a 0, gols de Jimmy Watson, Willie Redpath, Wilson Humphries e Archibald "Archie" Kelly, e deram a volta olímpica em Hampden Park para um público de 136.274 espectadores naquele 19 de abril de 1952.

2. Willie Redpath, um dos marcadores da final de 1952 (Site Motherwell Net)

Exatamente 39 anos depois, o Motherwell iniciou sua campanha na Scottish Cup em 26 de janeiro em Aberdeen, onde bateu o anfitrião pelo placar mínimo, e continuou com uma vitória caseira – 4 a 2 – sobre o Falkirk em 23 de fevereiro.

Embora as datas das partidas posteriores das duas campanhas não tenham coincidido perfeitamente, o destino final do torneio coincidiu nas duas ocasiões com os Steelmen erguendo o cobiçado troféu mais uma vez.

Na final o Motherwell derrotou o Dundee United por 4 a 3, gols de Iain Ferguson, Phil O'Donnell, Ian Angus e Stevie Kirk, este último já na prorrogação em 18 de maio de 1991.

3. Capa do programa oficial da final da Scottish Cup de 1991 (Pinterest)

Ficha técnica da final de 1991:

Motherwell 4 (Iain Ferguson, Phil O'Donnell, Ian Angus, Stevie Kirk) Dundee United 3 (Dave Bowman, John O'Neil, Darren Jackson)

Final da Scottish Cup

Local: Hampden Park

Data: 18 de maio de 1991

Público: 57.319

Motherwell: Ally Maxwell, Luc Nijholt, Chris McCart, Craig Paterson, Tom Boyd, Ian Angus, Jim Griffin, Phil O'Donnell, Davie Cooper (Colin O'Neill), Iain Ferguson (Stevie Kirk), Dougie Arnott.        

Dundee United: Alan Main, John Clark, Miodrag Krivokapić, Fred van der Hoorn, Maurice Malpas, Dave Bowman, Ray McKinnon (Billy McKinlay), Jim McInally, Hamish French, Duncan Ferguson (John O'Neil), Darren Jackson. *

* Motherwell Miscellany: Steelmen Trivia, History, Facts & Stats - Derek Wilson ©.

4. Stevie Kirk, o herói da tarde, e o treinador Tommy McLean posam com o troféu recém-conquistado (SNS Group)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia