sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Sheffield United – A Batalha de Bramall Lane

O jogo de League One, entre os Blades e os Baggies, em Bramall Lane foi um jogo atípico pelas expulsões e confusões que aconteceram durante o confronto.

Faltas violentas, lesões, brigas e até uma pequena vingança por um lance de uma no atrás tiveram lugar naquela tarde agitada na casa do United!

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Jogadores dos Blades e Baggies com ânimos exaltados durante o jogo em Bramall Lane (PA Images)

Os Blades estiveram envolvidos em um dos mais violentos incidentes em tempos recentes, a famosa Batalha de Bramall Lane, próximo ao fim da temporada 2001-02.

As expulsões de Simon Tracey, Georges Santos e Patrick Suffo estão entre as mais notórias da história do futebol inglês e causaram o encerramento prematuro em circunstâncias sem precedentes.

Os ânimos também estavam exaltados nas arquibancadas entre os torcedores das duas equipes, quando o United recebeu a visita do West Bromwich Albion naquele 16 de março e, com apenas oito minutos de jogo, o goleiro Tracey foi expulso por colocar a mão na bola fora da grande área.

Com exceção das habituais faltas, o primeiro tempo transcorreu sem maiores incidentes.

Mas logo após o reinício da partida Michael Brown foi advertido com o cartão amarelo por uma falta violenta. Três minutos depois o francês Georges Santos e o camaronês Patrick Suffo entraram em campo aos 63 minutos, como substitutos de Michael Tonge e Gus Uhlenbeek, respectivamente.

2. Simon Tracey, o primeiro a ser expulso (Getty Images)

Na sua primeira jogada em campo Santos deu um carrinho violento com os dois pés acima da bola e direto na perna Andy Johnson, numa jogada de meio de campo que, por pouco, não quebrou a perna, mas mesmo assim ele passou parte do jogo evitando os confrontos diretos com a defesa dos Blades.

Este lance, aparentemente isolado, remonta o que tinha acontecido há quase um anos atrás deste jogo, quando Johnson, então no Nottingham Forest colidiu com Santos e de forma intencional acertou o seu cotovelo no rosto do jogador francês.

Cinco horas de cirurgia foram necessárias enquanto uma placa de titânio era colocada na maçã do rosto danificada com o impacto, ou seja, Santos tentou se vingar daquele lance de um ano atrás.

Jogadores de ambos os times, então, se envolveram numa grande confusão. Durante o tumulto Suffo, que já havia estado envolvido numa confusão na França após agredir um membro da arbitragem, deu uma cabeçada em Derek McInnes a poucos metros do árbitro.

Suffo também foi punido com o cartão vermelho e teve que sair de campo. Menos de 10 minutos depois foi a vez Keith Curle de ser o último jogador dos Blades a ser advertido com um cartão amarelo.

O United foi, então, obrigado a retirar Brown e Robert Ullathorne por causa de lesão, deixando os Blades com apenas seis jogadores em campo e o árbitro Eddie Wolstenholme não teve outra alternativa a não ser dar por encerrada a partida aos 82 minutos com o West Brom vencendo o jogo por 3 a 0 (dois gols de Scott Dobie e um de Derek McInnes).

3. Georges Santos, segundo jogador dos Blades da esquerda para a direita, argumenta com o árbitro após ser expulso (Getty Images)

Brown, mancando, foi acusado de fingir a lesão para forçar o fim do jogo – embora, vale mencionar, o meio-campista perdeu alguns jogos subsequentes por causa da contusão muscular.

Especulações acerca de alguma eventual punição ao clube pairaram no ar durante os dias seguintes ao jogo e diversas reuniões tiveram lugar nas instâncias decisórias do futebol inglês, mas os primeiros passos para resolver o imbróglio aconteceram quando a Football League deu ao Albion os três pontos que ele teria, muito provavelmente, ganho dentro de campo.

Mais tarde o United recebeu uma multa de £10.000.

Hostilidades não são nada novas entre os dois clubes. Quando os times se encontraram nos Hawthorns, na temporada anterior, o treinador Neil Warnock teve que ser contido após o apito final como resultado da sua fúria pela expulsão de Robert Ullathorne que atingiu violentamente Lee Hughes, que marcou o gol da vitória dos Baggies por 2 a 1 (Ruel Fox marcou o outro gol dos anfitriões, enquanto Paul Peschisolido descontou para os Blades) em 20 de janeiro de 2001. * 

* The Sheffield United Miscellany - Darren Phillips ©.

4. Patrick Suffo (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia