sábado, 22 de agosto de 2020

Único jogador britânico a ser pego no teste antidoping

Willie Johnston, um habilidoso ponta dos Baggies, fez a sua estreia pela Escócia em Copas do Mundo em 3 de junho de 1978, na derrota diante do Peru em solo argentino.

Após o jogo, ele foi sorteado para fazer o exame antidoping e, infelizmente, ele deu positivo no teste e, pelas porta do fundos, fez história no futebol britânico.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Willie Johnston (SNS Group)

No dia 3 de junho de 1978 a Escócia foi derrotada pela seleção peruana por 3 a 1 no Estadio Chateau Carreras no que foi a primeira partida dos times na fase final da Copa do Mundo na Argentina.

Após o jogo, como era rotineiro, Willie Johnston, que então fazia sua 21ª aparição pela Escócia ao longo de 13 anos, foi aleatoriamente escolhido para se submeter ao teste antidoping.

O ponta do West Bromwich Albion deu positivo no teste e foi mandado imediatamente de volta para casa e banido para sempre do futebol pela Scottish Football Association.

Johnson alegou que não estava tomando nada mais forte do que Reactivan, um remédio para baixar a febre que ele estava sentindo dias antes, mas a Scottish Football Association não permitiu que ele fizesse um segundo teste como contraprova para estabelecer a inocência ou a culpa do jogador.

2. Willie Johnston, observado por Asa Hartford, em ação durante a partida contra o Peru em Córdoba (Roger Park/Fotosporsts International)

A carreira de Johnson se esgotou no West Bromwich Albion e ele acabou encerrando a carreira precocemente.

Mais tarde, já dirigindo um pub em Kirkaldy, Fife, Johnson declarou:

Eu fui punido injustamente pela Scottish Football Association. Eu esperava que eles apelassem contra o resultado e pedissem um novo teste antidoping, mas eles não o fizeram e, em vez disso, pediram para eu arrumar minhas malas e voltar para casa.

Tudo o que eu sonhava era disputar uma Copa do Mundo, era minha ambição pessoal. Mas, no final das contas, eu joguei uma partida do torneio e fui mandado para casa”.

3. Pôster de Willie Johnston nos Baggies (Pinterest)

Ficha técnica:

Peru 3 (Cesar Cueto, Teófilo Cubillas-2) Escócia 1 (Joe Jordan)

Copa do Mundo da Argentina

Local: Estadio Chateau Carreras, Córdoba

Data: 3 de junho de 1978

Público: 37.927

Peru: Ramon Quiroga, Hector Chumpitaz, Ruben Toribio Diaz, Jaime Duarte, Rodolfo Manzo, Cesar Cueto (Percy Rojas), Jose Velasquez, Teófilo Cubillas, Guillermo La Rosa (Hugo Sotil), Juan Jose Munante, Juan Carlos Oblitas.

Escócia: Alan Rough, Martin Buchan, Kenny Burns, Tom Forsyth, Stuart Kennedy, Asa Hartford, Willie Johnston, Don Masson (Archie Gemmill), Bruce Rioch (Lou Macari), Kenny Dalglish, Joe Jordan. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

4. Willie Johnston escoltado por policiais para escapar do assédio da imprensa no aeroporto portenho, quando voltava para a Escócia (Associated Newspapers)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia