sábado, 9 de janeiro de 2021

Premiership – Domingo de salvação

O fim da temporada 2004-05, que viu o Chelsea encerrar uma longa espera, também viu uma das mais emocionantes lutas para escapar do rebaixamento para a Championship.

 

No dia 15 de maio de 2005, de encerramento da temporada, quatro times corriam o risco de ser rebaixados, porém nenhum deles ainda estava matematicamente condenado, fato inédito até então em 13 anos de Premiership!

 

O que aconteceu na rodada final simplesmente surpreendente, inclusive com surpresas entre o rebaixados e salvos.

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Geoff Horsfield comemorando o seu gol marcado sobre o Portsmouth (Reuters)

Domingo, 15 de maio de 2005, foi a data da última rodada da temporada 2004-05 da Premiership.

 

O West Bromwich Albion estava na última colocação da tabela de classificação e os outros dois lugares, na zona de descenso, eram ocupados por Southampton e Crystal Palace, ambos precariamente apenas um ponto acima dos Baggies.

 

Já o Norwich City ocupava o primeiro lugar fora da zona de rebaixamento, porém apenas dois pontos acima dos, até então, condenados à Championship naquele momento.

 

2. Ruud Van Nistelrooy, primeiro da esquerda para a direita, comemorando o gol que decretou o rebaixamento dos Saints (PA Images)

Este derradeiro dia de temporada foi único nos, então, 13 anos de Premier League, pois pela primeira vez nenhum clube ainda tinha matematicamente sido rebaixado, deixando o resultado em aberto até a última rodada.

 

Então vieram os jogos do fatídico dia e o Southampton perdeu o seu jogo por 2 a 1 para o Manchester United no St Mary’s e foi rebaixado (Darren Fletcher e Ruud Van Nistelrooy para os visitantes e John O'Shea contra as próprias redes, anotou os gols dos Saints).

 

O Norwich City, que tinha o destino nas suas próprias mãos, sem depender de nenhum outro resultado para permanecer na elite, foi derrotado pelo Fulham por incríveis 6 a 0 em Craven Cottage e foi rebaixado (gols dos anfitriões marcados por Brian McBride, duas vezes, Papa Bouba Diop, Zat Knight, Steed Malbranque e Andrew Cole).

 

3. Brian McBride, primeiro da esquerda para a direita, marcando um dos seus gols na partida contra os Canários (PA Images)

O Crystal Palace estava vencendo o Charlton Athletic por 2 a 1 no The Valley, gols de Dougie Freedman e Andrew Johnson, em cobrança de pênalti, enquanto Bryan Hughes havia marcado para os Addicks, com apenas oito minutos restando para os Eagles garantirem a sua permanência na Premiership.

 

Mas os visitantes concederam o gol de empate para Jonathan Fortune, o que foi o suficiente para mandar os Eagles de volta à Championship.

 

Enquanto isso o West Bromwich Albion bateu o Portsmouth por 2 a 0, gols de Geoff Horsfield e Kieran Richardson, nos Hawthorns e, contra todos os prognósticos, evitaram a queda. *

 

* The Premiership Football Miscellany - John White ©.

 

4. Jonathan Fortune cabeceando para o gol que selaria o destino dos Eagles no The Valley (Mike Egerton/EMPICS/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia