domingo, 21 de fevereiro de 2021

Villa neste dia

1869: Nascimento de John “Jack” Reynolds; e

 

1972: Vitória sobre o Santos em partida amistosa no Villa Park (maiores detalhes e curiosidades da partida nesta matéria especial, aqui).

 

1. John “Jack” Reynolds (PA Images)

Domingo, 21 de fevereiro de 1869

 

Nascimento de John “Jack” Reynolds em Blackburn.

 

Após marcar contra o Villa pelo West Brom na final da FA Cup de 1892, ele se transferiu para o Aston Villa em maio de 1893, onde conquistaria uma medalha de vencedor da Liga oito meses depois.

 

Dois anos depois ele estava no time do Villa que conquistou a FA Cup batendo, na final, o West Bromwich Albion.

 

“Baldy” como ele era conhecido, também conquistou mais duas medalhas de campeão da Liga, em 1896 e 1897, sendo que neste último ano também conquistou a FA Cup, assegurando mais um double para o seu clube.

 

Singularmente Jack fez aparições internacionais tanto pela Irlanda quanto pela Inglaterra, cinco pelos irlandeses até o seu local de nascimento ter sido descoberto.

 

Depois disso ele fez mais oito aparições pela Inglaterra e, também, é o único jogador a ter marcado gols por ambas seleções dos dois países.

 

Ele disputou a final da Irish FA Cup, pelo Distillery, sendo derrotado na final pelo Linfield.

 

Após deixar o Villa, Reynolds se mudou para Glasgow, para jogar no Celtic, em 1897, onde ele também adicionaria mais uma medalha de vencedor de copa. Neste caso a Scottish Cup de 1899. Quando o Celtic venceu os Rangers por 2 a 0 na decisão do torneio.

 

Jack se retirou dos gramados em 1905 e, na época da sua morte, aos 48 anos, em 1917, ele trabalhava como minerador de carvão no Yorkshire.

 

2. Pelé entrando em campo no Villa Park (Getty Images)

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 1972

 

O Santos de Pelé é derrotado por 2 a 1 no Villa Park.

 

Por causa da crise energética e da semana útil de três dias trabalhos, imposta pelo governo, pairava uma grande dúvida se o jogo realmente aconteceria até o presidente Doug Ellis gastar £5.000 na aquisição de um gerador de energia emergencial para ligar os refletores durante a partida.

 

Ainda que nem todos os refletores tenham sido suportados pelo gerados e uma inesperada neblina tenha trazido um clima místico para o campo dum time da, então, Third Division que recepcionou o time mais famoso do mundo.

 

Pat McMahon abriu o placar para o Villa cabeceando para as redes do time brasileiro, aproveitando-se de um cruzamento de Ray Graydon.

 

O próprio Graydon, em cobrança de pênalti, ampliou para os anfitriões antes de Edu, em magistral cobrança de falta, descontar para o Santos nos minutos finais do confronto e deixar felizes os mais de 54.000 espectadores presentes no Villa Park.

 

Após todas as contas referentes ao amistoso terem sido pagas, Doug vendeu o gerador – com lucro. *

 

* Aston Villa On This Day: History, Facts & Figures From Every Day Of The Year - Brian Beard ©.

 

3. Um sorridente Pat McMahon, autor do primeiro gol do jogo, com a camisa de Pelé após o término do jogo (Pinterest)


Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia