terça-feira, 12 de outubro de 2021

Escócia neste dia

1977: Vitória sobre o País de Gales, em Anfield, pelas Eliminatórias da Copa da Argentina;

 

1994: Vitória tranquila, em Hampden Park, sobre as Ilhas Faroe;

 

1998: Jim Leighton anuncia a aposentadoria da seleção escocesa; e

 

2008: Kris Boyd anuncia que não deseja mais ser convocado para defender o Tartan Army.

 

1. Kenny Dalglish cabeceando para marcar o segundo gol da Escócia sobre os galeses em Anfield (PA Images/Getty Images)

Quarta-feira, 12 de outubro de 1977

 

“Argentina, lá vamos nós” foi o grito do comentarista Arthur quando a sensacional cabeçada de Kenny Dalglish assegurou a vitória da Escócia sobre o País de Gales por 2 a 0 em Anfield.

 

O triunfo significou que a Escócia assumiu a liderança do seu grupo, acima da Tchecoeslováquia e do próprio País de Gales, mas os escoceses acabaram conquistando os seus pontos em circunstâncias controversas.

 

O primeiro gol surgiu quando o Tartan Army foi premiado com um pênalti onde a bola pareceu mais bater na mão do centroavante Joe Jordan do que na do defensor Dave Jones enquanto os dois disputavam uma jogada dentro da área galesa.

 

Don Masson marcou a penalidade, mas a “Mão de Jord”, como o lance ficou conhecido, bem como a “Mão de Deus” em 1986, ainda causa risos na Escócia e ressentimento no País de Gales.

 

A Football Association galesa havia decidido disputar o jogo em Anfield numa tentativa de maximizar a sua arrecadação, pois os galeses estavam impedidos de jogar no seu campo habitual em Cardiff.

 

Embora Liverpool fique mais próximo da fronteira galesa, um grande contingente de torcedores escoceses eliminou a vantagem que os galeses esperavam ter nas arquibancadas.

 

2. Kenny Dalglish disputa a bola com Terry Yorath durante a partida (Peter Robinson/EMPICS/Getty Images)

Quarta-feira, 12 de outubro de 1994

 

A Escócia encarou as Ilhas Faroe pela primeira vez quando recebeu a visita deles em Hampden Park.

 

Os visitantes já tinham surpreendido o mundo do futebol quando derrotaram a Áustria em 1990, mas os escoceses estavam alertas a aplicaram uma goleada confortável por 5 a 1, gols de John Collins (2), John McGinlay, Scott Booth e Billy McKinlay.

 

Os visitantes e o seu pequeno grupo de torcedores ainda celebraram efusivamente quando marcaram o gol de consolação através de Jan Allan Müller.

 

3. John Collins, autor de dois gols, em ação durante a partida contra as Ilhas Faroe (Getty Images)

Segunda-feira, 12 de outubro de 1998

 

Jim Leighton encerra a sua carreira pela Escócia, que durou quase 16 anos, após críticas sobre a sua performance contra a Estônia.

 

Mais tarde o treinador Craig Brown revelaria: “Eu recebi uma ligação de Jim onde ele disse-me o que pretendia fazer. Eu ainda tente dissuadí-lo do seu intento, mas ele disse que sua decisão era definitiva”.

 

4. Esquerda para a direita: o treinador Craig Brown e o goleiro Jim Leighton (SNS Group/Getty Images)

Domingo, 12 de outubro de 2008

 

Desistir ainda não estava em voga quando Kris Boyd anunciou que não queria ser mais convocado pelo treinador George Burley.

 

Boyd havia sido deixado no banco enquanto o estreante Chris Iwelumo enfrentou a Noruega no dia anterior e raramente entrou em campo sob o comando de Burley.

 

Como ele percebeu que não teria muitas chances pela Escócia, acabou seguindo o conselho do treinador Burley e decidiu se dedicar somente ao seu clube os Rangers. *

 

* Scotland on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Derek Wilson.

 

5. Kris Boyd em ação contra a Bulgária, pela Kirin Cup, no Kobe Wing Stadium em 11 de maio de 2006. Boyd marcou dois gols na vitória escocesa por 5 a 1 (Kazuhiro Nogi/AFP/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia