sábado, 27 de julho de 2019

David Platt – Aston Villa


Série Grandes Jogadores

David Platt passou apenas três temporadas no Aston Villa, mas elas foram, muito intensas com gols e apresentações soberbas

Estas performances lhe garantiram um lugar na seleção inglesa que que foi muito bem na Copa do Mundo de 1990, na Itália, e Platt fez gols muito importantes na campanha que resultou no quarto lugar para os ingleses, melhor resultado em Copas do mundo desde 1966.   

Como resultado disso Platt foi vendido para o Bari, da Série B italiana pelo valor recorde mundial na época ao término da temporada 1990-91.

Saibam mais sobre David Platt e sua passagem no Villa ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. David Platt (Getty Images)

Nascido em Chadderton em 1966, David Platt originalmente contratado pelo Manchester United como um integrante das categorias de base do clube durante a gestão de Ron Atkinson como treinador em Old Trafford.

Ele se transferiu para o Crewe Alexandra, numa transferência sem custos, onde floresceu sobre a direção do treinador Dario Gradi. Platt, então, se mudou para o Villa, que estava, naquela época, na Second Division por £200.000.

Embora Graham Taylor tenha ficado com um pé atrás com relação ao valor da contratação, Platt começou a mostrar o seu valor ao novo treinador quase que imediatamente, com cinco gols e m 11 partidas conforme o Villa conseguiu o acesso logo na sua primeira tentativa.

A temporada seguinte viu Platt atuando no meio de campo e marcando gols regularmente quando o Villa lutou para evitar um novo rebaixamento. Daí veio a temporada de 1989-90, provavelmente a melhor da sua carreira.

As performances imaculadas de Platt ajudaram o Villa a terminar na segunda colocação da Liga e a ele mesmo a conquistar o prêmio de Jogador do Ano, concedido pela Associação dos Jogadores Profissionais.

A sua grande característica era a corrida até a linha de fundo e também a capacidade se infiltrar na área adversária sem ser percebido, além de ter feito uma dupla endiabrada com Gordon Cowan com os lançamentos precisos pelo alto com os quais Platt servia o companheiro.

Ele também conquistou um lugar no time da Inglaterra que disputou a Copa do Mundo de 1990, na Itália. Aqui, Platt entrou no time após a lesão do capitão Bryan Robson, que se machucou na partida frente à Holanda.

O seu gol nos acréscimos contra a Bélgica foi seguido por outro na vitória das Quartas de Final da competição, sobre os Camarões.

Ele voltou ao lar como um dos heróis de um time que havia ajudado a mudar a percepção pública sobre o futebol. Não há muito tempo o esporte era visto como uma reserva exclusiva de perigosos hooligans. Para o bem ou para o mal, a campanha do English Team na Copa ajudou a tornar a imagem do futebol mais moderna.

As performances de Platt foi um dos únicos pontos altos da decepcionante campanha do Villa na temporada 1990-91. Próximo ao fim da campanha se tornou claro que ele via o seu futuro em outro lugar e finalmente acabou se transferindo para o Bari que pagou, então, o valor recorde mundial de £5,5 milhões pelos seus serviços.

2. David Platt em ação contra o Boro em partida válida pela Quarta Rodada da League Cup em 28 de fevereiro de 1990. O Villa ganhou por 3 a 2 com um gol de Platt (Getty Images)

Agora Platt era um jogador regular dos Three Lions e, frequentemente, capitaneava o time até perder o seu lugar na equipe após a Euro 96, período este em que fez 62 aparições e marcou 27 gols pelo English Team.

Platt permaneceu no Bari por um ano, até que foi contratado pela Juventus, com a qual ele conquistou uma medalha de vencedor da Copa da Uefa, e depois pela Sampdoria. Depois disso ele retornou à Inglaterra, passando três temporadas com o Arsenal, antes de parar de jogar em 1998.

Então seguiu-se um controverso curto período de volta à Sampdoria, onde ele foi oficialmente descrito como “supervisor em exercício”, pois lhe faltava as qualificações necessárias para ser treinador na Série A.

Mais tarde Platt dirigiu o Nottingham Forest e treinou a equipe Sub-21 da Inglaterra.

Surpreendentemente para um futebolista tão articulado e inteligente, a carreira de Platt como treinador nunca foi um grande sucesso. Ele deixou o Forest após gastar maciçamente e não conseguir o acesso de volta à Premiership e renunciou ao cargo na Inglaterra após não conseguir a classificação para a Euro 2004 da categoria.

Atualmente ele é consultor técnico do U.S. Città di Palermo, que disputa a Série B italiana. Ele foi indicado ao cargo após um grupo inglês adquirir o controle acionário do clube.

Platt fez um total de 145 aparições com a camisa do Villa, marcando 68 gols neste período.

Entretanto, o seu lugar no folclore do Villa não é meramente confinado ao que ele fez dentro do campo.

As suas façanhas na Itália 90 ajudou a transformar o esporte nacional, enquanto o valor pago pela sua eventual transferência ajudou nas finanças com as subsequentes contratações de Ron Atkinson.

David Platt foi, sem sombra de dúvidas, o mais influente jogador do Villa nos últimos 20 anos.

3. David Platt em ação contra os Camarões nas Quartas de Final da Copa do Mundo de 1990. Platt abriria o placar do jogo aos 25 minutos (Getty Images)

Ficha técnica:

David Andrew Platt

Nascimento: 10 de junho de 1966 em Chadderton, Lancashire, Inglaterra

Período da Carreira no Aston Villa: 1988-1991

Partidas pelo Aston Villa: 145

Gols pelo Aston Villa: 68

Partidas pela Seleção da Inglaterra: 62

Gols pela Inglaterra: 27 *

* The Aston Villa Miscellany – Dave Woodhall ©.

4. Card de David Platt (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia