quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Manchester United - Anfield, lar dos Red Devils por uma noite

Quando se fala na casa do Manchester United automaticamente já se pensa em Old Trafford, Teatro dos Sonhos, etc.

Poucas vezes o United mandou jogos fora das cercanias de Manchester, houveram algumas ocasiões, mas nenhuma delas se compara a 20 de agosto de 1971, quando os Red Devils mandaram uma partida na casa do seu maior rival em nível nacional.

Isso, mesmo o Manchester United jogou uma partida como mandante em Anfield. Um time vermelho mandou em Anfield por um dia e este não era o Liverpool!

Para entender melhor esta história leiam a matéria traduzida abaixo, que saiu originalmente no site Buzz.ie Sport em 16 de outubro de 2016, um dia antes do clássico entre os dois ferrenhos rivais e que terminaria empatado em 0 a 0 neste mesmo Anfield.

Boa leitura.

1. Programa Oficial do jogo (eBay)

A noite em que o United fez de Anfield sua casa

Por Dave Coughlan ©, 16 de outubro de 2016.

Uma vez perguntei ao meu pai se ele tinha visto George Best no seu auge. Ele tinha. Numa partida da Liga do United contra o Arsenal, no começo da temporada 1971-72.

Old Trafford ou Highbury? Anfield, foi a sua resposta.

Ele, então, explicou como George esteve em Liverpool numa sexta-feira à noite em agosto de 1971. O United esteve lá também.

Completo com Best, Bobby Charlton, Brian Kidd, Alex Stepney e companhia limitada, se aquecendo em frente da Kop para um jogo como mandante.

Ao ler as velhas matérias dos jornais da época, parece que sua memória não está lhe pregando uma peça: os Red Devils de fato reivindicaram Anfield como sua casa – pelo menos por uma noite.

2. Torcedores no gramado de Anfield antes do início da partida (Getty Images)

O United foi proibido de jogar as duas primeiras partidas como mandante na temporada 1971-72 em Manchester após confusões da torcida no fim da campanha passada.

Uma das partidas foi no Victoria Ground, estádio do Stoke City, e a outra em Anfield.

Apesar de reprimidos por hooligans e forçados a jogar fora de Old Trafford, centenas de jovens torcedores invadiram o campo antes do jogo, correndo de um lado para o outro do gramado.

E durante o jogo diversos torcedores arruaceiros foram retirados da Kop.

Não foi a última vez em que o United precisaria de uma casa longe do seu estádio.

Em 1977 eles foram até Plymouth para jogar a segunda partida da Copa dos Vencedores de Copa Europeias com o St Ettienne – uma vitória de 2 a 0 em Home Park, que foi o suficiente para classificá-los à próxima fase do torneio.

3. Alan Gowling, de braço erguido, comemorando o seu gol marcado na partida (Pinterest)

Pela cessão de Anfield, o Liverpool recebeu 15% da bilheteria proporcionado pelo público de 27.649 espectadores (incluindo um Dubliner, morador de Dublin, perdido).

O United também foi obrigado a pagar uma compensação ao Arsenal pela inconveniência do deslocamento.

Frank McLintock abriu o placar no quarto minuto de jogo quando o time da casa ainda se esforçava para acostumar-se com suas novas cercanias, antes de Alan Gowling empatar para os homens de O’Farrell.

O jogo estava se encaminhando para um empate quando Best foi substituído após 71 minutos.

Charlton, em poderoso chute cobrando falta, colocou o United à frente no placar aos 78 minutos de jogo e Brian Kidd liquidou os Gunners nos acréscimos da partida.

Sob a direção de O’Farrell o United começou a temporada de 1971-72 em estupenda forma abrindo uma distância de 10 pontos na liderança em determinada fase do campeonato inspirado pelo rejuvenescido Best.

“George estava jogando muito bem até que ele caiu assustadoramente de rendimento na segunda metade da temporada”, O’Farrell declarou ao The Star cinco anos atrás.

4. Bobby Charton, camisa 9, comemorando o seu gol marcado na partida (Getty Images)

“Em outubro de 1971 houve uma entrevista com Matt (Busby) nos jornais – eu peguei o trecho – onde ele dizia: Eu acho que Frank foi a melhor contratação que eu já fiz. 15 meses depois ele sacou-me e não estava muito feliz com isso”.

Uma sequência de sete derrotas consecutivas na segunda parte da temporada 1971-72 viu as chances de conquista de título desaparecerem e com isto, Best decidiu que a vida na praia em Marbella era mais atrativa.

“Ele era um jogador maravilhoso, muito inteligente e tinha grande senso de humor. Ele nunca fez qualquer ato de indisciplina quando estava no clube”, disse O’Farrell. “O problema era quando ele deixava o clube, você não conseguia imaginar o que estava acontecendo”.

No fim eles terminaram na oitava colocação com 19 vitórias, incluindo aquela de Anfield.

A casa do Liverpool agora volta a ter a mesma capacidade que tinha nos anos 1970s, quando o United uma vez foi o time mandante.

Duvido se haverá algum torcedor do United na Kop nesta noite...

5. Brian Kidd, em primeiro plano, em ação no jogo em que ele fecharia o placar (Getty Images)

Ficha técnica da partida:

Manchester United 3 (Alan Gowling, Bobby Charlton, Brian Kidd) Arsenal 1 (Frank McLintock)

League Division One

20 de agosto de 1971

Local: Anfield

Público: 27.649

Manchester United: Alex Stepney, Steve James, David Sadler, Tommy O'Neil, Tony Dunne, Willie Morgan, George Best (John Aston), Bobby Charlton, Alan Gowling, Brian Kidd, Denis Law.

Arsenal: Bob Wilson, Pat Rice, Frank McLintock, Peter Simpson, Peter Storey, Bob McNab, George Armstrong, Eddie Kelly, Ray Kennedy, John Radford, George Graham. *

* Dave Coughlan ©, Buzz.ie Sport ©.

6. Vários torcedores que invadiram o gramado em Anfield após o término do jogo, inclusive um deles abraça George Best (Flashback)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia