domingo, 26 de janeiro de 2020

FA Cup – A semifinal mais longa

Foram necessárias quatro partidas e mais de 450 minutos até se apurar o finalista da FA Cup de 1980, o que torna esta semifinal, entre os Gunners e os Red Devils, a mais longa já disputada nesta fase do campeonato.

Mas os Gunners, para desespero do seu torcedor, não riria por último naquela temporada (O Boro jogou a pá de cal definitiva nas esperanças londrinas, clique no link em vermelho para ver o que aconteceu).

Maiores detalhes logo abaixo.

Boa leitura.

1. Capa do programa oficial da final (LFC History)

Em 1980 Arsenal e Liverpool disputaram quatro partidas e mais de 450 minutos para decidir sua semifinal e ver quem iria para Wembley jogar a final da competição.

Um empate sem gols em Hillsborough foi, então seguido por dois empates de 1 a 1 no Villa Park.

Duas semanas depois do West Ham, então na Second Division, ter garantido a sua vaga na final, o Arsenal finalmente se juntou aos Hammers após Brian Talbot marcar o único gol da igualmente única semifinal disputada em Highfield Road, lar do Coventry City.

2. Brian Talbot subindo para cabecear - e marcar - o gol da classificação à final (Press Association)

As partidas, pela FA Cup, ocorreram nos dias 12, 16 e 28 de abril e a classificação dos londrinos se deu no dia 1º de maio e, para fechar a overdose de Arsenal versus Reds, ainda houve um encontro entre eles no dia 19 de abril pela Division One em Anfield (empate de 1 a 1, Kenny Dalglish para os Reds, Brian Talbot para os Gunners).

O Arsenal viria a disputar monumentais 70 partidas naquela temporada, alcançando as finais da FA Cup e da European Cup of Winners’ Cup.

Infelizmente, para os torcedores dos Gunners, o Arsenal não marcou gol algum em ambas finais e perdeu as duas disputas: 1 a 0 para o West Ham (aqui a final sob o ponto de vista dos Hammers) e, dez dias depois, nova derrota, desta vez para o espanhol Valencia, na loteria dos pênaltis.

3. Brian Talbot, braços erguidos, comemorando o seu gol marcado (Press Association)

Ficha técnica da partida:

Arsenal 1 (Brian Talbot) Liverpool 0

Terceiro Replay das Semifinais da FA Cup

Local: Highfield Road

Data: 1º de maio de 1980

Público: 35.335

Arsenal: Pat Jennings, Pat Rice, David O'Leary, Willie Young, Liam Brady, John Devine, David Price, Graham Rix, Brian Talbot, Frank Stapleton, Alan Sunderland.

Liverpool: Ray Clemence, Avi Cohen, Alan Hansen, Phil Neal, Phil Thompson, Ray Kennedy, Sammy Lee, Terry McDermott, Graeme Souness, Kenny Dalglish, David Johnson. *

* The FA Cup Miscellany: Trivia, History, Facts & Stats from Football’s Most Famous Cup – Michael Keane ©.

4. Brian Talbot, o herói das semifinais (Rexscanpix)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia